Senhor do Bonfim está entre os 20 municípios baianos com os piores indicadores de alfabetização

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Blog do Eloilton Cajuhy

Senhor do Bonfim está entre os 20 municípios baianos com os piores indicadores de alfabetização – Foto: Ilustrativa/Reprodução

Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) divulgou dados preocupantes sobre a alfabetização de crianças no Brasil. De acordo com o Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, apenas 19,9% dos estudantes de 7 anos em escolas municipais de Senhor do Bonfim estão alfabetizados. Este percentual coloca o município na vergonhosa 399ª posição entre os 417 municípios da Bahia, destacando a grave situação da educação bonfinense.

Isso significa que a maioria esmagadora das crianças de Senhor do Bonfim não está adquirindo as habilidades básicas, não consegue ler textos curtos, frases e até mesmo palavras, ou seja, questões essenciais para seu desenvolvimento educacional e futuro.

Comparado com municípios vizinhos, a situação de Senhor do Bonfim é crítica. Campo Formoso, por exemplo, apresenta 36,8% de alunos alfabetizados, Pindobaçu 34,2%, Andorinha 33,0%, Antônio Gonçalves 32,6%, Jaguarari 30,6%, e Ponto Novo, com 23,2%, superam os índices de Bonfim. Apenas Filadélfia apresenta um resultado inferior, com 18,3% de alunos alfabetizados.

A gestão municipal precisa imediatamente assumir a sua responsabilidade e apresentar ações concretas para reverter esse quadro, investir na formação continuada de professores, na manutenção da infraestrutura escolar e recursos didáticos adequados. Nossas crianças merecem uma educação digna e de qualidade.

A falta de políticas eficazes e o descaso com a educação das nossas crianças refletem diretamente neste péssimo resultado. É inadmissível que Senhor do Bonfim esteja nesta situação.

Para mais detalhes, o leitor poderá consultar a fonte oficial no link abaixo:

https://www.gov.br/mec/pt-br/crianca-alfabetizada/brasil/resultados-bahia

Veja também

MEC publica edital de inscrições para o Fies

Complementação de informações de pré-selecionados começa dia 31. Por Agência Brasil O Ministério da Educação (MEC) anunciou o cronograma e demais procedimentos