Senhor do Bonfim: Briga política impede pagamentos de Leis culturais; artistas protestam

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Atritos entre presidente da Câmara e secretário de Cultura prejudica artistas.

Blog do Eloilton Cajuhy

Artistas bonfinenses contemplados com projetos das Leis culturais “Aldir Blanc” e “Paulo Gustavo” estão protestando a falta de pagamento que já deveria ter sido feito por parte da secretaria municipal de Cultura.

Na última sexta-feira (23) uma discussão na prefeitura envolvendo o presidente da Câmara Idailton Galeguinho e o secretário de Cultura Weslen Aquino, que acabou se tornando pública, foi o estopim do problema.

Segundo noticiado na imprensa local e confirmado por Weslen numa rádio na manhã desta terça-feira (27), Galeguinho teria rasgado o projeto que já foi aprovado na Câmara para pagamento dos artistas. Com isso, a prefeitura não cumpriu o prometido, que era efetuar esse pagamento na segunda-feira, 26. Aliás, o governo municipal havia prometido realizá-lo no dia 8, mas a promessa também não foi cumprida.

Diante da briga entre o secretário de Cultura e o presidente da Câmara, quem está sendo prejudicado são os artistas que estão impossibilitados de tocarem seus projetos por falta dos recursos.

Na entrevista concedida por Weslen Aquino, na manhã desta terça, ele garantiu que, “se o problema for a presença do secretário de Cultura, eu entrego o cargo”, ameaçou.

Também na manhã desta terça-feira, André Marcelo, do Conselho Municipal de Cultura, divulgou uma nota protestando a falta de pagamento dos projetos dos artistas.

“Cadê o dinheiro da Lei Paulo Gustavo? Nossos artistas pedem respeito! A prefeitura ainda não fez o pagamento dos recursos da Lei Paulo Gustavo! Diversos municípios já receberam, mas Senhor do Bonfim-BA não pagou! A prefeitura fez um compromisso de pagá-los dia 08/02, não cumpriu, devido a um projeto de lei que precisaria ser aprovado na câmara. A bendita lei foi votada por todos os vereadores e aprovada por unanimidade.

Depois, renovou esse compromisso para pagar ontem dia 26/02. Não cumpriu. Hoje, dia 27/02, a classe artística contemplada no edital se depara com uma briga política para derrubar o atual secretário de Cultura. O presidente da câmara de vereadores Idailton Galeguinho rasgou e não enviou o projeto aprovado para a prefeitura realizar os pagamentos. E aí?

Nessa história só quem está se prejudicando são os artistas, trabalhadores de cultura, mães, pais de família que trabalham para levar alegria a uma sociedade falida. E aí senhor prefeito Laercio? Você até mandou os artistas comprarem fiado no seu discurso no primeiro momento que era pra ser realizado o pagamento dia 08/02 garantindo que o pagamento seria realizado dia 26/02.

E aí todos os vereadores? Irão ficar calados vendo essa falta de respeito do legislativo para com os artistas de sua terra? Um recurso federal não pode ser taxado para uma briguinha política municipal e, um presidente da câmara responsável que se prese, NÃO PODE SIMPLISMENTE RASGAR UM DOCUMENTO PÚBLICO POR CONTA DE SEU EGO!

TODOS da classe artística estamos esperando que os responsáveis se prontifiquem e se movimentem para que artistas recebam seus recursos por direito”.

A prefeitura de Senhor do Bonfim também publicou uma nota esclarecendo que “devido ao não encaminhamento para sanção do Projeto de Lei do Executivo Nº 005/2024 pelo Poder Legislativo, embora devidamente aprovado desde o último dia 22 (quinta-feira), não será possível proceder com os pagamentos na data programada”.

O governo, diz a nota, “lamenta o ocorrido” e informou “que tão logo receba a redação final do projeto aprovado, procederá com a sanção e publicação da lei, e consequentemente, com o pagamento imediato dos respectivos valores aos seus destinatários”.

Veja também

Agradeça

Blog do Eloilton Cajuhy A vida, sua família, momentos do seu cotidiano. Seja grato aos aprendizados, por suas conquistas e tudo aquilo