Secretaria de Saúde divulga nota oficial sobre casos suspeitos de microcefalia em Senhor do Bonfim

zika_campo formoso
Imagem ilustrativa

A Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim divulgou nesta quarta-feira (03), nota oficial sobre os casos de microcefalia registrados como suspeitos em nosso município.

De manhã, ao participar do Jornal da Canal Aberto da Rádio Caraíba, apresentado pelo radialista Eloilton Cajuhy, para esclarecer uma reclamação de um ouvinte, a Secretária Ana Laura já havia adiantado que existem 10 casos suspeitos, mas nenhum ainda foi confirmado. Disse ainda, na ocasião, que sua secretaria divulgaria nota oficial sobre o assunto.

Confira o teor da referida da Secretaria de Saúde:

“A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer a comunidade a respeito dos casos de Microcefalia.

Desde a publicação das primeiras orientações oficiais do Ministério da Saúde sobre a possível relação causal entre o Zika Vírus e o aumento dos casos de Microcefalia no Brasil a Secretaria Municipal de Saúde vem empreendendo a busca ativa de todos os bebês nascidos na maternidade do Dom Antonio Monteiro e Hospital e Maternidade Dr. Paulo Hilarião com o intuito de identificar todas as crianças nascidas a partir de 2015 com perímetro cefálico igual ou inferior a 32 centímetros.

O município de Senhor do Bonfim está monitorando, até o momento, 10 crianças com perímetro cefálico igual ou inferior a 32 centímetros, consideradas suspeitas de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde. Todos os casos estão devidamente registrados através do RESP (Registros de Eventos em Saúde Pública) e sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica Municipal e Equipes de Atenção Básica.

Para atender as famílias todos os profissionais da Atenção Básica, Obstetrícia e Pediatria da rede municipal foram capacitados, ainda no mês de dezembro, e o município já dispõe de um fluxo mínimo de encaminhamento para essas crianças no Sistema Único de Saúde, estando entre os primeiros do estado a definir a Rede de Atenção Municipal para a criança com Microcefalia.

Nesse momento alertamos a comunidade da importância do combate ao mosquito em cada domicílio. A potencialidade e os desdobramentos do Zika Vírus ainda não são conhecidos pela comunidade científica mundial e os cuidados com as mulheres em idade fértil, gestantes e crianças devem ser redobrados. Diante do aparecimento de sintomas os usuários devem procurar as unidades básicas de saúde; as notificações são indispensáveis para o controle do vetor, o redesenho das políticas de combate ao mosquito e para a formulação de novas políticas públicas de saúde.

Estão desautorizadas quaisquer veiculações de informação que possibilite a identificação pessoal dessas crianças por parte dos nossos funcionários e em tempo pedimos que a privacidade dessas famílias e, sobretudo dessas crianças seja respeitada”.

A nota é assinada pela Secretária Ana Laura.

*BLOG DO ELOILTON CAJUHY

Veja também

A vida e o tempo

Por Belas Mensagens No trem da vida a beleza é passageira e o tempo são os trilhos a percorrer. O que está