Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

FONTE: Vitoria Ribeiro

Os primeiros dentes exigem acompanhamento odontopediátrico para evitar lesões de cárie, criar hábitos saudáveis e cuidar da saúde bucal ao longo da vida

Blog do Eloilton Cajuhy – BEC

Foto: Odontopediatria

No mês em que se comemora o Dia das Crianças, data marcada por presentes e doces que tornam as celebrações mais alegres, é importante lembrar de um cuidado que deve acontecer o ano todo: a saúde bucal dos pequenos. Embora ainda existam dúvidas sobre tratamentos e cuidados nos primeiros anos, o acompanhamento precoce evita lesões de cárie, gengivite, envelhecimento precoce dos dentes decíduos e permanentes, problemas de oclusão e até traumas emocionais ligados ao dentista.

Diante desses cuidados, a FGM Dental Group, reconhecida pela excelência e inovação em soluções odontológicas, e a Drª Sandra Kalil Bussadori, especialista em odontopediatria, reuniram cinco recomendações para apoiar o cuidado com a saúde bucal das crianças.

Mesmo que vá cair, o dente de leite com cárie precisa de tratamento. Ignorar o problema pode causar dor intensa, infecções e até comprometer o espaço para os dentes permanentes. O período mais crítico vai dos 2 aos 6 anos, quando há maior consumo de açúcar e dificuldade motora das crianças em escovar corretamente.

Além da escovação em casa, a periodicidade das consultas varia de acordo com cada criança. Nos casos de boa higiene bucal com baixo risco de cárie, o acompanhamento pode ser trimestral ou semestral. Já para pacientes com histórico de cárie, o acompanhamento deve ser mais frequente, pois durante as consultas são realizadas a limpeza, aplicação tópica de flúor além do controle profissional.

A escovação das crianças deve ser acompanhada pelos pais até, pelo menos, os 8 anos, quando a coordenação motora já está mais desenvolvida. Também é importante evitar o uso prolongado de chupeta, mamadeira e sucção digital, hábitos que podem alterar a mordida.

Traumas ou alterações no esmalte podem escurecer os dentes e impactar a autoestima de crianças e adolescentes. O clareamento deve ser feito com cautela e sob supervisão profissional. Para esses casos, o Whiteness HP AutoMixx 6% é indicado para pacientes jovens a partir dos 12 anos (que já completaram a troca dos dentes), pois proporciona resultados eficazes com redução significativa da sensibilidade, um dos principais desconfortos relatados em clareamentos.

O atendimento odontológico infantil deve ser acolhedor, lúdico e seguro, ajudando a reduzir a ansiedade dos pequenos e a transmitir tranquilidade aos pais. Consultórios que utilizam materiais específicos para as crianças, com apresentações voltadas ao público infantil e fórmulas adequadas, tornam a experiência mais positiva e favorecem a aceitação do tratamento desde cedo.

De forma geral, os cuidados devem começar cedo. Por isso, a FGM desenvolveu uma linha infantil que torna o tratamento mais acolhedor para os pequenos. “São soluções com sabores diferenciados, formulações específicas para os primeiros dentes e protocolos simplificados, que permitem ao dentista oferecer um atendimento de qualidade e reforçam nosso compromisso em apoiar o profissional no cuidado da saúde bucal das crianças em cada etapa do tratamento”, afirma Bianca Mittelstädt, CEO do grupo.

Veja também