Como parte do plano da Coordenação de Endemias de manter ações eficazes que possam garantir um trabalho eficiente na área de prevenção à saúde, mais um mutirão de combate à Leishmaniose foi iniciado em Senhor do Bonfim. As atividades, que consistem em visitas domiciliares, aplicação de inseticidas e busca ativa por cães e gatos com suspeita da doença, são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), através dos Agentes de Endemias e Vigilância Epidemiológica.
Os Trabalhos foram iniciados no bairro Santos Dumont, devido à notificação de um caso de Leishmaniose Visceral Humana, o que requer medidas preventivas no local onde o fato foi registrado. Durante as visitas, os agentes de endemias entram nos domicílios para orientar moradores sobre como evitar a proliferação do flebotomíneo (mosquito transmissor da doença). Os profissionais ainda vão ingressar em imóveis inabitados que estão sob a responsabilidade de imobiliárias e casas abandonadas ou fechadas.
Caso seja necessário, será realizado nos domicílios o chamado ‘bloqueio químico’, que consiste na aplicação de inseticidas. A medida é eficaz apenas para o inseto adulto, o que reduz a chance de contato do mosquito transmissor com a população.
Para este trabalho, a contribuição da população é indispensável, já que diferente da estratégia adotada no combate à Dengue, Zika e Chikungunya, para o caso da Leishmaniose é preciso arrastar os móveis da casa, por exemplo. “É um trabalho tranquilo e todos os agentes estão preparados. Contamos com o apoio dos moradores”, afirmou o agente Everton Rene. Ainda haverá coleta de sangue dos animais com suspeita da doença, para diagnóstico e adoção de medidas cabíveis.
Além dessas atividades os agentes estarão distribuindo material educativo, inclusive, nas escolas e Centros de Educação Infantil, com a intenção de alertar sobre a ocorrência do caso na região, os sintomas da doença em humanos e animais, além dos serviços oferecidos para diagnósticos e tratamentos.
*BLOG DO ELOILTON CAJUHY – Com informações dos Agentes de Endemias












