Uma noite de papo e amizade entre grandes figuras da nossa cultura
Por Blog do Eloilton Cajuhy
O São João de 1994 em Senhor do Bonfim-BA foi marcado por um momento marcante que ficou eternizado na memória de vários bonfinenses. A cidade, já reconhecida como a Capital Baiana do Forró, reuniu em encontro grandes nomes da música e da cultura, para um papo descontraído.
Entre os protagonistas desse encontro memorável, estava o icônico cantor Waldick Soriano, conhecido por suas músicas que embalaram gerações no estilo brega, com letras que exaltavam sentimentos intensos e apaixonados. Ao seu lado, o talentoso cantor e compositor baiano Carlos Pitta que marcou presença em várias festas juninas na Praça Nova do Congresso.
Representando o forró autêntico, Rabelo Gonzaga, cover de Luiz Gonzaga, que encantava o público com sua energia e presença de palco, revivendo a majestade do Rei do Baião. Da terra de Senhor do Bonfim, o sanfoneiro Zaca do Acordeon, líder do Trio Bahia, outra força da música regional.
Neste encontro amistoso, a irreverência e o carisma de Pavão, uma figura folclórica de Bonfim, que, com seu jeito único, era sempre uma atração à parte nas festas da cidade. Registrando cada detalhe desse encontro, Mauro Coelho, renomado fotógrafo bonfinense, garantiu que as imagens desse momento especial permanecessem vivas na história.
Esse São João foi mais do que uma festa; foi um encontro de gerações, estilos e talentos que simbolizavam a riqueza cultural da região. As fogueiras ardiam, os balões coloriam o céu, e o som da sanfona misturava-se às vozes que cantavam e dançavam até o amanhecer.
Que essa memória inspire as novas gerações a preservar e valorizar a rica herança cultural que faz de Bonfim um marco no coração da Bahia.