
A casa própria já é uma realidade para 381 famílias do município de Senhor do Bonfim, que receberam as chaves dos imóveis das mãos do governador Rui Costa nesta quarta-feira (13). O Residencial Cidade Nova 3 foi construído por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, considerado pelo gestor como um dos mais importantes do governo federal.
“Realizamos aqui o que é, talvez, o sonho de toda família. E, para valorizar isso, só quem já passou por alguma dificuldade, por morar de aluguel ou sem a infraestrutura adequada. Esse é um programa social, e não habitacional, porque milhares de trabalhadores conseguiram emprego na construção dessas casas, além da mudança de vida de quem passa a morar aqui”. Com este novo empreendimento, o programa já entregou 1.572 moradias na cidade.
Agricultura familiar
Ainda durante a inauguração do residencial, o governador entregou um trator e insumos para a Associação de Moradores e Plantadores da Fazenda Barroca de Cima e Adjacências, que beneficiarão 130 pessoas, além de 40 barracas para comercialização de produtos da agricultura familiar.
Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Senhor do Bonfim, Luciene dos Santos, antes dessas estruturas, os alimentos e produtos eram vendidos nas feiras em barracas de madeira improvisadas, ficando expostos ao sol. “Eu fico honrada por representar esse povo que vive da terra e que se mantém daquilo que produz. É com muita satisfação, alegria e gratidão que recebemos esses presentes do governo, que vão melhorar muito a qualidade do serviço que prestamos à comunidade”.
Na ocasião ainda foram entregues 62 títulos de posse de terra para agricultores de Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Andorinha e Jaguarari. Também foi autorizada a celebração de um convênio, com a Associação de Lavradores do Povoado de Lagoa do Peixe, para implantação de uma cozinha comunitária, que receberá investimentos da ordem de R$ 328 mil reais e beneficiará 20 famílias da região.
O secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, destacou a importância dessas ações para a economia da região. “Essa agenda é importante para o povo do interior porque promove a melhoria da qualidade de vida, estimula a produção do povo baiano e cria condições para o desenvolvimento”.
Água para Todos
Durante o evento, Rui também autorizou o início das obras do sistema simplificado de abastecimento de água que atenderá às localidades de Mamão, em Senhor do Bonfim; Fazenda Ipoeira dos Negros, no município de Andorinha; e Poço Comprido, Flamengo, Lagedo do Flamengo, Barrinha e Alagadiço do Flamengo, em Jaguarari. Com investimentos de R$ 480 mil, o sistema beneficiará mais de 3,6 mil moradores da zona rural.

Praça da Ciência
Próximo da homenagem ao padroeiro da cidade, que acontece no próximo domingo (17), o governador Rui Costa visitou nesta quarta (14) o Colégio Estadual Senhor do Bonfim e entregou a Praça da Ciência, projeto coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e faz parte do programa Educar para Transformar – Um Pacto Pela Educação.
A Praça da Ciência promove o conhecimento na prática através de brincadeiras e equipamentos, que funcionam seguindo princípios da Física e Matemática, por exemplo.

Visita a colégio estadual
Em continuidade à série de visitas a escolas no interior do estado, compromisso do Rui Costa desde o início da gestão, o governador conheceu as instalações do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, onde estudam atualmente mais de mil alunos do Ensino Médio nos turnos matutino e vespertino.
À noite, funciona na instituição o Centro Noturno de Educação da Bahia (Ceneb), com Ensino Médio que utiliza metodologia diferenciada e inclui núcleos de Trabalho, Ciência e Tecnologia, Arte e Cultura e Pedagogia. A idade mínima dos estudantes do centro é 16 anos.
Rui assistiu a um espetáculo teatral e riu com os atores estudantes. Aluno do 3º ano do Ensino Médio do Ceneb, Ângelo Gabriel Clemente, 19 anos, homenageou o governador ao declamar um conto de autoria própria. “Acredito que a sensibilidade e visão do Governo do Estado em visitar a escola só traz benefícios para a comunidade escolar. É um sinal de que precisamos de melhorias, principalmente em relação à estrutura que é muito antiga e bonita, e precisa ser preservada”.
Ainda durante a reunião com os estudantes, o governador afirmou que arquitetos da Secretaria da Educação e do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) irão fazer um projeto de revitalização para a estrutura do colégio, além de ampliar a construção dos terrenos que estão vazios no entorno da unidade de ensino. A ideia é integrar a estrutura da escola à comunidade de Senhor do Bonfim. “Posteriormente, iremos avaliar em quantas etapas as obras serão divididas”.
*Repórter: Anna Larissa Falcão/GOVBA
Na oportunidade, o ex-deputado e ex-prefeito Carlos Brasileiro voltou a pedir ao governador a construção do novo hospital regional do Piemonte, um clamor da população de Bonfim e de toda a região.