Rui assegura R$740 milhões para recuperação de estradas baianas

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Foto: Mariana Ceratti/Banco Mundial

“Nós precisamos levar emprego para o interior e a logística é fundamental. Como a capacidade de investimento com recurso próprio está muito baixa, a estrutura de empréstimo nesse momento ajuda a sustentar e seguir com os investimentos que a Bahia precisa”, comentou o governador Rui Costa durante a assinatura do empréstimo de US$200 milhões, equivalente a R$740 milhões, para o Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias Estaduais, Premar. Rui assinou o empréstimo com o diretor interino do Banco Mundial para o Brasil (Bird), Boris Utria, nesta terça-feira (31), em Brasília.

O representante do Bird parabenizou o Estado da Bahia ao afirmar que esta é uma excelente parceria que ajuda a continuar trazendo investimentos, diante do atual contexto econômico do país. “Sabemos da importância do Premar para os baianos e estamos interessados em continuar com as parcerias”, disse Utria.

A autorização do empréstimo veio depois de reiterados pedidos de Rui ao Ministério da Fazenda, órgão decisivo no processo de financiamentos externos. A aprovação está oficializada na edição de segunda-feira (30) do Diário Oficial da União. A audiência desta terça foi acompanhada pelo secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, o representante do governo em Brasília, Jonas Paulo, senadores baianos e técnicos do banco.

““A assinatura representa grande avanço para a Bahia. Com o empréstimo vamos viabilizar obras em importantes eixos do estado, ampliando a malha rodoviária e garantindo a manutenção de estradas já existentes””, afirma Marcus Cavalcanti.

O Estado da Bahia pretende, ainda, contratar um segundo financiamento para ampliar as obras de recuperação da malha viária baiana. São mais 200 milhões de euros, cifra pleiteada junto ao Banco Europeu.

A ampliação das rodovias pavimentadas tem possibilitado, segundo Saulo Pontes, diretor-superintendente de Infraestrutura de Transporte (SIT), vinculada à Secretaria de Infraestrutura do Estado, integrar as rodovias estaduais às rodovias federais.

Ele citou o exemplo da BA-220, estrada de cascalho com 180 km de extensão que está sendo totalmente pavimentada pelo governo do Estado. “Quando concluída, a BA-220 vai ser interligada a três rodovias federais, a BR-110, 116 e 407, cortando os municípios de Cícero Dantas, Euclides da Cunha e Senhor do Bonfim”. Até agora, foi concluída a pavimentação de 130 km da BA-220.

De acordo com o diretor da SIT, o governo baiano estuda, agora, uma nova modelagem de licitação que possibilite à empresa responsável pela construção das rodovias pavimentadas a sua conservação e manutenção por cinco a dez anos. “Isso possibilitará a redução de custos para o governo ao mesmo tempo em que garante a conservação das estradas recuperadas ou pavimentadas por um tempo mais longo”.

*Secom-Ba.

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