Com a presença do Gerente Regional Profº Helder Amorim, e do ex-prefeito e professor da UNEB Paulo Machado, reuniram-se na noite desta segunda-feira (07), em Carrapichel, alunos, professores, pais, gestores e representantes da comunidade com a finalidade de discutirem o futuro da referida escola. Havia rumores de que a Secretaria de Educação do Estado da Bahia poderia fechar o ensino presencial e substituir este ensino pelo Ensino Médio Tecnológico ou EMITEC. Este tipo de ensino ocorre em localidades que não possuem professores ou estrutura para o ensino presencial, sendo um tipo de escola com monitores e aulas via internet ou vídeo-conferência.
O Profº Helder esclareceu que não havia a proposta de fechamento, e que ele ouvira da Secretaria de Educação a promessa de que o ensino no Colégio Enedina continuaria presencial. Ontem, também, ao longo do dia, o Ex-Deputado Carlos Brasileiro entrou em contato com a SEC BAHIA, garantindo-se a manutenção da escola nos moldes atuais. Discutiram-se também outras questões relativas ao desempenho do Colégio como a pouca matrícula dos alunos, preferindo muitos irem estudar em Senhor do Bonfim. Este ano estudaram no Ensino Médio apenas 65 alunos, nos turnos matutino e noturno.
A reunião foi produtiva e resultou nos seguintes encaminhamentos:
1. Criação por parte da GERÊNCIA REGIONAL de uma comissão mista, composta de direção, professores, alunos, pais e representantes da comunidade. Esta Comissão, de natureza permanente, será encarregada de avaliar o desempenho da Escola e promover intervenções no sentido de manter os alunos da região no Colégio Enedina; discutir o papel do Transporte Escolar que tanto leva os alunos das Serras e localidades próximas à escola, como aos colégios de Bonfim; promover uma maior articulação da Escola com a comunidade; incrementar e consolidar uma parceria com a Escola Municipal de Carrapichel de forma partilhada;
2. Elaboração de um documento (abaixo-assinado) a ser encaminhado ao Governo do Estado destacando a importância histórica, cultural e social do Colégio Enedina; solicitação de que sejam suspensas iniciativas de intervenção modificativa na escola relativa ao ano de 2016; garantia de cumprimento da Lei 12.960 sancionada pela Presidente Dilma em 27 de setembro de 2014, e que restringe o fechamento de escolas do Campo, exigindo-se inclusive consulta e participação da comunidade escolar e da sociedade civil.
*Paulo Machado