Prouni oferta mais de 16 mil vagas na Bahia: confira cursos e como se inscrever

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Programa custeia de forma integral ou parcial bolsas de ensino em instituições de ensino particular. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso na inscrição.

Por g1 BA

Prouni oferta mais de 16 mil vagas na Bahia

Instituições de ensino particulares da Bahia oferecem 16.204 bolsas de ensino integrais (100%) ou parciais (50%) através do Programa Universidade Para Todos (Prouni) para ingresso no 2º semestre. As inscrições acontecem desta terça (23) a sexta-feira (26) e a consulta de vagas por cidade e curso estão abertas.

Entre os cursos mais procurados está o de Direito, com 1.112 bolsas, sendo 723 integrais e 389 parciais. Em seguida estão Administração com 1.013 bolsas (780 integrais e 233 parciais) e Pedagogia com  611 bolsas (477 integrais e 134 parciais).

Pode se inscrever: o candidato que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 ou 2023 e obteve média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação.

  • Cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada como bolsista integral;
  • Cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.

O município de Senhor do Bonfim, tem oferta de 11 cursos: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicanálise e Psicologia.

As inscrições podem ser feitas no portal Acesso Único (acessounico.mec.gov.br/prouni), utilizando o login gov.br com CPF e senha.

Também é possível, na página do Prouni, fazer a consulta por vagas e cursos disponíveis por cidades e instituições.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 2.118 por pessoa).

Para as bolsas parciais, o limite da renda familiar bruta mensal per capita é de três salários mínimos (R$ 4.236 por pessoa).

  • Inscrições: 23 a 26 de julho
  • Resultado da primeira chamada: 31 de julho
  • Resultado da segunda chamada: 20 de agosto
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 9 e 10 de setembro
  • Resultado da lista de espera: 13 de setembro

Veja também