Programa oferece mais de 19 mil vagas de curso preparatório para vestibular na Bahia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Oportunidades do ‘Universidade para Todos’ serão distribuídas em 215 municípios do estado. Veja como se inscrever.

Por g1 BA

Estudantes da rede pública da Bahia — Foto: Amanda Chung

O Programa Universidade para Todos (UPT) oferece 19.426 vagas para estudantes da Bahia que buscam se preparar para o vestibular em 2024. As oportunidades serão distribuídas em 215 municípios do estado, espalhados no 27 Territórios de Identidade.

De acordo com o governo baiano, houve um aumento de 460 vagas em relação às ofertas do ano passado.

Para este ano, as inscrições começaram nesta terça-feira (12) e vão até o dia 19 de março através do Portal da Educação.

  • o candidato da rede pública do Estado regularmente matriculado, em 2024, no 3º ano do Ensino Médio regular estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes);
  • o candidato da rede pública do Estado regularmente matriculado, em 2024, no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes);
  • egressos do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia.

Não será permitida a inscrição de candidato que esteja cursando ou que tenha concluído curso de nível superior.

Detalhes sobre a inscrição

Ao acessar o portal para efetuar a inscrição, o candidato deverá optar por um único município, local de funcionamento e turno que deseja cursar, além de preencher integralmente o formulário.

O candidato também terá que informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criar uma senha de 6 a 8 dígitos, o que dará origem a um nome de usuário para acesso ao endereço de inscrição.

Seleção e matrícula

A relação oficial dos candidatos selecionados será disponibilizada no dia 28 de março, no endereço www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos e nos sites das universidades públicas parceiras. O candidato contemplado e convocado deverá realizar a matrícula no período de 3 a 12 de abril.

Uma novidade deste ano são as parcerias com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que passam a integrar o programa, juntamente com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Veja também

Luto: Morre D. Iracema Peixinho

Blog do Eloilton Cajuhy Morreu nesta quarta-feira, 17 de abril, Dona Iracema Sampaio de Almeida Peixinho. Familiares informam que o velório vai