Professora Angélica: 80 anos de dedicação à Educação e à Cultura de Senhor do Bonfim

FONTE: Produção no Sertão/Minha Cidade Senhor do Bonfim

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

De pioneira no ensino a guardiã da memória cultural, Maria Angélica Matos Santana Carvalho celebra oito décadas de uma vida dedicada ao desenvolvimento de Senhor do Bonfim

Blog do Eloilton Cajuhy

Acervo Casinha Feliz

Natural de Campo Formoso, Maria Angélica Matos Santana Carvalho sempre esteve ligada à Educação e à Cultura. Sua jornada no ensino começou ao lado da amiga Aidê Passos, com uma banca na Rua Salustiano Figueiredo. Logo depois, fundou, com a amiga e sócia Zenáurea Campos, o Colégio Casinha Feliz (Centro Educacional Sagrado Coração), uma das escolas mais importantes de Bonfim.

No campo cultural, Professora Angélica fez história ao ser responsável pela primeira decoração iluminada do São João de Bonfim, durante o governo do prefeito Antoninho Carvalho, contribuindo por 12 anos para as festas juninas da cidade.

Sob a gestão de José Leite, atuou como Diretora de Cultura e teve um papel importante na criação do Cine Teatro Reginaldo Carvalho e do Memorial Senhor do Bonfim, que guarda o principal acervo histórico do município.

Sua luta pela preservação do acervo, idealizado pela Professora Zenáurea, garantiu que hoje ele esteja abrigado no Museu Pedagógico Irmãs Militão, no Colégio Estadual, sob a guarda do NTE-25, da Secretaria de Educação.

Veja também