Na última quinta-feira, 06, a Prefeitura de Andorinha, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, realizou reuniões nas comunidades de Jabuticaba, Morro Branco e São João, para tratar do Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional do Governo do Estado. As respectivas comunidades serão beneficiadas com os projetos, através do financiamento de R$ 50.000,00 para cada entidade, voltados para apoiar a implantação de hortas e aviários comunitários para ampliação da produção de alimentos saudáveis destinados à segurança alimentar e nutricional. Além dessas localidades, Travessa de Pedra também está incluída no projeto.
O projeto é conduzido pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Além do financiamento do estado, cada comunidade entrará com contrapartida de serviços e alguns materiais da própria localidade, de mais ou menos R$ 5.000,00 (10%), com o objetivo de, em tempos de pandemia da Covid-19, produzirem alimentos saudáveis e nutricionais.
Com os recursos financeiros disponibilizados, grupos de 20 (vinte) agricultores (as) em cada comunidade, receberão incentivos para implantação de uma horta comunitária com área aproximada de 600 metros quadrados e aviário, e assim, obterem condições de produzirem alimentos saudáveis e nutricionais, e a oportunidade de melhorarem suas alimentações e de suas famílias, além das rendas, com as vendas das produções excedentes.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente é parceira nesta importante ação de produção de alimentos e de geração de renda, tendo contribuído na elaboração das propostas das entidades associativas do município, elaboração e ajustes nos projetos, e com a prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural, antes, durante e após a implantação das hortas e criação de aves.