Igreja manifesta preocupação com proposta de transformar espaço em estacionamento de motocicletas e sugere diálogo com a população
Por Blog do Eloilton Cajuhy – BEC
>> Siga o canal do BEC no WhatsApp

A discussão sobre o futuro da Praça Austricliano de Carvalho ganhou novos contornos nesta quinta-feira (20) após pretensão da Prefeitura de Senhor do Bonfim que propõe destinar o espaço para estacionamento de motocicletas.
Em nota pública assinada por Dom Hernaldo Pinto Farias, Bispo da Diocese de Bonfim, e pelo Padre Eduardo César, Pároco da Paróquia do Senhor do Bonfim, a Igreja manifesta preocupação com a possível mudança na função da praça, ressaltando a importância do diálogo com a comunidade e defendendo que qualquer decisão considere o bem-estar coletivo, a segurança da população e a preservação do espaço público.
Segundo o posicionamento, o ideal seria que a praça recebesse investimentos em jardinagem e arborização, contribuindo para amenizar o calor na área e favorecer tanto os moradores quanto as atividades religiosas realizadas na Catedral. A sugestão principal é que o tema seja amplamente debatido com a sociedade, buscando uma decisão mais participativa e equilibrada para o futuro do local.
Veja abaixo a íntegra da nota da Diocese:
Nesta manhã do dia 20 de fevereiro, soubemos do projeto da Prefeitura de Senhor do Bonfim de dar a função de estacionamento para motocicletas à Praça Austricliano de Carvalho. Queremos, tão somente, somar ao debate público, para que seja tomada a melhor decisão possível, para o bem da população.
É importante ter presente que o espaço da praça é público e compete à Prefeitura a decisão da sua utilização, como dissemos, sempre em prol do bem comum da população bonfinense. O ideal seria que o espaço contemplasse um projeto de jardinagem e arborização, como havia, pois, com a atual configuração a praça em questão tem se tornado um espaço mais quente, o que prejudica os moradores em seu entorno e a própria ação litúrgica da igreja Catedral.
É perceptível a presença de pessoas que utilizam a praça para a prática de esportes e, principalmente, de crianças que a utilizam à noite. Um estacionamento poderia gerar acidentes, por causa de possível derramamento de óleo e outros derivados, prejudicando até a sua utilização noturna.
Nos preocupa a possibilidade de não serem respeitados os limites definidos para um estacionamento, podendo, até mesmo, voltar à movimentação veicular (neste caso, de motos) no entorno da igreja. Um dos objetivos do fechamento da rua em frente à Catedral, foi justamente para que se tivesse maior segurança e liberdade de ocupação daquele espaço.
Como se tornou um tema “polêmico”, sugerimos um debate envolvendo a população, o que poderia produzir maiores frutos, para que as decisões sejam mais coletivas. Ouvir os envolvidos ajudará a vislumbrar outras possibilidades para esse espaço, que tanto tem servido à população.
Que o Senhor do Bonfim nos ilumine e abençoe a todos!
Dom Hernaldo Pinto Farias, sss
Bispo Diocesano de Bonfim
Pe. Eduardo César Silva Oliveira
Pároco da Catedral












