O nome de Yon Fontes vem sendo mantido enquanto opção forte no pleito de 2016, no vizinho município deJaguarari. Por seu comprometimento com a ética política, e como militante fundador do PT no município, tem uma grande aceitação entre os filiados do partido e junto às lideranças sociais e de partidos da base aliada ao governo municipal.
Na vida pública, se destaca pela sua grande experiência de organização e gestão, quando
esteve à frente na constituição e estruturação do Consórcio Público de Desenvolvimento do Piemonte do Itapicuru (CDS), que reúne as nove prefeituras que compõem o referido Território de Identidade, quando assumiu a posição de secretário executivo, prestando serviços relevantes, e no desenvolvimento de ações dos governos estado e federal, para beneficiar os respectivos municípios.
Formado Bacharel em Administração Pública pela UNEB, traz uma grande bagagem política com
sua experiência adquirida dentro da gestão pública (CDS – SEGOV) e também na sua vivência e militância junto aos movimentos e organizações sociais – SINDIMINA, CUT, COOPERVAC e CODETER.
Existe uma expectativa no município quanto à definição do nome a ser homologado na
convenção partidária de julho. Possivelmente haverá uma pesquisa final objetivando orientar definitivamente a sigla no processo democrático interno dentro do cronograma das prévias eleitorais 2016.
Outros nomes são cogitados internamente, a exemplo da Professora Cleia Queiroz ex-secretária
de governo, vereador Val do Jacunã e o ex-secretário de obras Antonio Xavier.