O nome de Yon Fontes vem se destacando entre os filiados do Partido dos Trabalhadores do município de Jaguarari, enquanto pré-candidato a prefeito para as eleições de 2016.
Sendo um dos fundadores do PT de Jaguarari em 1987, juntamente com outras lideranças políticas do município, Fontes vem ganhando grande aceitação dentro do partido e também junto a lideranças sociais e dos partidos da base aliada que formam a frente no processo sucessório eleitoral do ano em curso.
Outros nomes são cogitados internamente, a exemplo da Professora Cleia Queiroz (Secretária de Governo), Vereador Val do Jacunã e Antonio Xavier (Secretário de Obras). Consultas espontâneas efetivadas em algumas localidades de Jaguarari, apontam seu nome com um índice elevado para a disputa de outubro de 2016.
Existe uma grande expectativa no município quanto à definição do nome a ser apresentado, principalmente qual deles terá o apoio do atual prefeito Antonio Nascimento (PT). Especula-se que haverá uma pesquisa definitiva objetivando orientar a sigla no processo da homologação partidária dentro do cronograma eleitoral.
O nome Yon Fontes traz no bojo político a sua vivência e militância junto aos movimentos sociais e, também, na sua experiência adquirida com a gestão pública. Foi ativista e fundador do movimento sindical no Sindicato dos Trabalhadores em Mineração (SINDIMINA) e na Central Única dos Trabalhadores no Estado da Bahia (CUT). Atuou ainda como Coordenador Geral do Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável – CODETER TIPNI – Piemonte Norte do Itapicuru.
Teve na vida dentro do setor público, passagens e experiências na gestão municipal local quando assumiu a Diretoria de Governo/SEGOV, bem como, enquanto Secretário Executivo do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Territorial, onde desenvolveu um trabalho forte na organização, regularização e no desenvolvimento de ações da autarquia pública, composta pelos nove municípios do respectivo território.
Então, só resta à sociedade jaguarariense aguardar as definições partidárias dentro do cronograma previsto.
*Ascom PT de Jaguarari