Polícia Militar da Bahia comemora 200 anos em festa com homenagens em Salvador

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Evento reuniu autoridades nesta segunda-feira (3), na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador

Por g1 BA e TV Bahia

Polícia Militar da Bahia comemorou 200 anos com homenagens em Salvador — Foto: Eduardo Oliveira/TV Bahia

Uma celebração organizada pela Polícia Militar da Bahia (PMBA) comemorou os 200 anos da corporação, nesta segunda-feira (3), em Salvador. Realizado na Vila Policial Militar do Bonfim, na Cidade Baixa, o evento reuniu diversas autoridades, como o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o vice Geraldo Júnior (MDB), além de oficiais, praças e convidados.

O momento foi marcado por um desfile cívico-militar, que contou com a exibição de uniformes históricos e viaturas das décadas de 1970 e 1980.

Também foi entregue a Medalha Comemorativa dos 200 anos da PM-BA a 318 personalidades que tiveram importância reconhecida para a valorização e fortalecimento da instituição que, atualmente, conta com mais de 33 mil integrantes em atuação.

De forma inédita, quatro policiais militares da reserva – dois sargentos e dois tenentes – cada um com mais de um século de vida, também foram condecorados com a Medalha do Mérito Policial-Militar pela dedicação no período da ativa.

comemorou 200 anos com homenagens em Salvador — Foto: Eduardo Oliveira/TV Bahia

História da PM-BA

Terceira Polícia Militar fundada no Brasil a corporação baiana nasceu oficialmente em 1825, após um Decreto Imperial assinado por D. Pedro I.

Denominada na época como “Corpo de Polícia”, a instituição participou de grandes eventos históricos do país, incluindo a Guerra de Canudos e a Guerra do Paraguai.

Ao longo dos anos, a corporação já esteve sob o comando de 64 oficiais superiores. A lista inclui o atual Comandante-Geral, coronel Paulo Coutinho, que está à frente da instituição desde janeiro de 2021.

Veja também