Parceiro de Gonzagão em vários sucessos, Humberto Teixeira nascia em 05 de janeiro de 1915

Por Wikipédia

Humberto Cavalcanti Teixeira nasceu em Iguatu, no Ceará, em 5 de janeiro de 1915. Foi advogado, deputado federal e compositor.

É nacionalmente conhecido como parceiro de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Um grande sucesso da dupla é a composição Asa Branca, lançada em 1947.

Foi advogado, político, instrumentista, poeta, compositor, fundador e Presidente da Academia Brasileira de Música Popular.

Durante a década de 1950 foi casado com Margarida Teixeira (a atriz “Margot Bittencourt” que dentre outros trabalhos apareceu no filme O Comprador de Fazendas), que depois se separaria dele para se casar com Luís Jatobá. Da união nasceu a futura atriz Denise Dumont, mãe de seus dois netos, um deles com o ator Cláudio Marzo e outra com o roteirista e diretor inglês Matthew Chapman. Em 2009, Denise Dumont produziu o documentário sobre a vida do pai, O homem que engarrafava nuvens.

As canções de Humberto Teixeira foram interpretadas principalmente por Luís Gonzaga, mas outros cantores de expressão nacional também tiveram este privilégio. Dalva de Oliveira, Carmélia Alves, Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Fagner, Caetano Veloso, Gal Costa, Elba Ramalho, etc.

Eleito por três anos consecutivos o melhor compositor do Brasil, Humberto Teixeira foi chamado de O Doutor do Baião. Representou o Brasil na Noruega, França e Itália, como delegado especial junto ao XVIII Congresso Internacional de Autores e Compositores.

Humberto Teixeira morreu aos 64 anos, no dia 3 de outubro de 1979, de infarto, em São Conrado, no Rio de Janeiro.

Veja também