Organização Internacional visita experiência exitosa apoiada pela CAR com Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto em Uauá

FONTE: Assessoria de Comunicação da CAR

Blog do Eloilton Cajuhy – BEC

>> Siga o canal do BEC no WhatsApp

Foto: Elka Macêdo

Nestes dias 29 e 30 de janeiro, representantes da Procasur, organização global especializada em gestão do conhecimento para inovação rural, visitaram as comunidades tradicionais de fundo de pasto, Lage das Aroeiras e Curundundum, no município de Uauá para conferir de perto os impactos da ação de regularização fundiária e de outras iniciativas voltadas à agricultura familiar e preservação do meio ambiente, executadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no âmbito do projeto Pró-Semiárido.

A experiência foi indicada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), agência da ONU que co-financiou o Projeto, e tem mais de 25 anos de parceria com o Governo do Estado. “A Bahia foi escolhida porque o Projeto Pró-Semiárido teve destaque no processo de regularização fundiária aliada a outras ações de assessoria técnica, intervenções na agricultura e apoio a iniciativas econômicas, a exemplo do trabalho com o umbu que é um importante ativo do território”, destacou Juan Moreno, coordenador geral da cooperação Procasur.

O objetivo da visita foi obter mais informações junto aos membros das comunidades sobre o trabalho realizado pela CAR e registrar os avanços e desafios da regularização fundiária, a fim de apresentar na II Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural (CIRADR+20), que será realizada em Cartagena, na Colômbia, de 24 a 28 de fevereiro. Organizado com apoio da FAO, o evento visa fortalecer a governança da terra, combater a pobreza rural e acelerar a implementação de diretrizes de posse da terra.

Além da experiência baiana, do Brasil serão apresentadas boas práticas do Piauí e também experiência da Etiópia. “Queremos acompanhar essa positiva transformação para documentar e poder informar a outros que estão interessados em aprender. A apresentação vai acontecer, durante a II Conferência Internacional da Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural, e neste fórum, nós da Procasur, junto com o Fida, queremos mostrar os avanços que existem nas instituições públicas e comunidades tradicionais”, destacou Juan Moreno.

Veja também