Oportunidade em 2024: Montadora chinesa anuncia criação de 10 mil vagas de emprego na Bahia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Número inicial era de 5 mil empregos, mas dobrou após promulgação da reforma tributária e cenário econômico positivo no Brasil.

Por g1 BA

Fábrica na Bahia será a primeira da BYD fora da Ásia — Foto: Assessoria BYD

A montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), maior produtora de carros elétricos do mundo, anunciou, nesta quinta-feira (21), que 10 mil postos de trabalho serão gerados na Bahia, entre empregos diretos e indiretos. Três fábricas da empresa serão instaladas em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

Em nota, a montadora informou que inicialmente foram anunciadas cinco mil vagas, mas o número dobrou e dois fatores são apontados como fomento aos planos de investimento da BYD no país. São eles:

A promulgação da reforma tributária, que vai incentivar a produção automotiva nacional;
o cenário econômico positivo do Brasil.

Com os investimentos na Bahia, a BYD pretende tornar o Brasil “reconhecido mundialmente como potência energética e de consumo, além de ser um polo exportador de produtos eletrificados e uma das maiores referências no mercado automotivo 100% elétrico”.

Lançamento da BYD acontece em evento no Farol da Barra — Foto: Joá Souza/Futura Press/Estadão Conteúdo

A previsão é de que serão investidos R$3 bilhões de reais no complexo de Camaçari.

“Esses investimentos representam uma mensagem clara de como a companhia acredita, aposta e investe a longo prazo no potencial do mercado brasileiro, um dos mais importantes do mundo”, contou, por meio de nota, Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD.

A assessoria da montadora confirmou que a unidade começou a fazer contratações pontuais para algumas vagas e, em breve, começará processos seletivos para as futuras vagas que serão criadas gradativamente.

A prioridade é valorizar a mão de obra local, o que inclui capacitação e integração entre trabalhadores brasileiros e chineses. Também será criado um grupo de fornecedores locais para atender aos mais diversos tipos de demanda da indústria, fortalecendo a economia local e gerando ainda mais oportunidades.

As obras de instalação começam em fevereiro de 2024, com a previsão dos primeiros carros ficarem prontos no final do ano que vem.

Veja também