O dia em que Raul Seixas e Jackson do Pandeiro se encontraram para gravar um clássico da música brasileira

Por NE9

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Raul Seixas é considerado o pai do rock brasileiro, mas antes de se consagrar como cantor e compositor, ele teve uma experiência marcante como produtor musical. Em 1972, ele conseguiu gravar uma de suas músicas para concorrer no VII Festival Internacional da Canção. Incentivado pelo produtor Marcos Mazolla, ele convidou um de seus ídolos, o paraibano Jackson do Pandeiro, para participar da gravação de uma de suas músicas que hoje é um dos clássicos de sua obra: o rock-baião “Let me sing, let me sing”.

Jackson do Pandeiro era um dos maiores nomes da cultura nordestina naquele momento, conhecido como o Rei do Ritmo por sua habilidade com o pandeiro e sua mistura de gêneros como baião, coco, xote, samba e rock. Em 1960, ele havia gravado “Chiclete com Banana”, uma canção que sintetizava a proposta de fusão cultural que Raul Seixas buscava em sua obra. Na letra, ele dizia: “Eu só boto bebop no meu samba/Quando Tio Sam pegar no tamborim/Quando ele pegar no pandeiro e no zabumba/Quando ele aprender que o samba não é rumba”.

Raul Seixas era um admirador de Jackson do Pandeiro e sabia da importância dele para a música brasileira e a fusão de estilos que ele estava procurando. Por isso, quando soube que ele não tinha contrato com nenhuma gravadora e fazendo bicos como instrumentista de estúdio no Rio de Janeiro, não perdeu tempo e foi até ele para fazer o convite. Jackson aceitou e levou seu conjunto Borborema para acompanhar Raul na gravação de “Let me sing, let me sing”, uma canção em inglês e português que falava sobre a liberdade de expressão e a resistência à opressão.

Parceria que rendeu mais músicas

A parceria entre Raul Seixas e Jackson do Pandeiro não se limitou a essa gravação. Em 1976, Raul voltou a chamar Jackson para participar de seu disco “Há 10 mil anos atrás”, no qual ele cantou a música “Os números”, uma reflexão sobre a origem e o destino da humanidade.

O dia em que Raul Seixas e Jackson do Pandeiro se encontraram para gravar um clássico da música brasileira foi um momento único na história da nossa cultura, que mostrou a admiração mútua entre dois grandes artistas de diferentes gerações e estilos, mas com uma mesma paixão pela música. Essa histórica icônica está registrada no livro Não Diga que a canção está perdida, do jornalista Jotabê Medeiros.

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