Número de eleitores no país cresce 5,4% e chega a 156 milhões, segundo TSE

Cármen Lúcia, presidente da corte, creditou resultado à eficiência das urnas e exercício da cidadania.

Por Folha de S.Paulo

Urnas eletrônicas armazenadas. Dois modelos são utilizados em pleitos pelo país – Foto Rubens Cavallari/Folhapress

O eleitorado brasileiro cresceu 5,4% e chegou a 155.912.680 de eleitores, ante 147,9 milhões em 2020, divulgou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (18). Essa é a quantidade de cidadãos aptos a comparecer às urnas neste ano para escolher representantes de suas cidades.

As eleições deste ano escolherão os prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros e ocorrerão no dia 6 de outubro para o primeiro turno, e 27 de outubro para o segundo, este restrito apenas para cidades com mais de 200 mil eleitores.

O cálculo do TSE não engloba os eleitores do Distrito Federal e Fernando de Noronha (PE), onde não haverá eleição neste ano. A alta é em comparação ao pleito municipal anterior, há quatro anos.

As duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro também possuem a maior quantidade de pessoas aptas a votar, com 9,3 milhões e 5 milhões, respectivamente.

A presidente da corte, ministra Cármen Lúcia, afirmou em carta publicada pelo TSE que o aumento na quantidade de votantes se deve à sistematização do cadastramento eleitoral e é retrato de um cenário de construção da cidadania e consolidação dos direitos.

Ela também defendeu as urnas eletrônicas, afirmando que o sistema contribuiu para o crescimento dos eleitores com sua eficiência e lisura. O modelo foi duramente criticado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores na eleição nacional de 2022.

“O elevado número de eleitoras e de eleitores confirma o que se tem demonstrado na história brasileira, que é o benefício de eleições democráticas livres, certas no tempo, auditáveis em seu processo, transparentes em sua realização, eficientes em seu resultado”, ressalta a ministra.

O número atualizado de eleitores no município de Senhor do Bonfim é de 47.182, conforme os dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2020, ano que em foi realizada a última eleição municipal, o eleitorado de Senhor do Bonfim era de 46.336, havendo um crescimento de 846 eleitores.

Veja também

Lula afirma que vai vetar PL da Dosimetria

Declaração foi dada em entrevista coletiva no Palácio do Planalto Por Andreia Verdélio e Pedro Rafael Vilela/Agência Brasil >> Clique aqui e