Nossa História: Criador da Bossa Nova estudou em Senhor do Bonfim

FONTE: Minha Cidade - Senhor do Bonfim

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Natural de Juazeiro, João Gilberto tinha uma certa relação com nossa cidade, principalmente por sua amizade com os músicos bonfinenses João Bagá e Walter Santos. Mas, pouca gente sabe é que o cantor baiano foi aluno do Ginásio Sagrado Coração, em Senhor do Bonfim.

Filho de Seu Joviniano e Dona Martinha, João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, o Joãozinho da Patu como era conhecido, chegou em Bonfim em 1946, vindo do Ginásio Tobias Barreto, em Aracaju (SE), para estudar no colégio dos Irmãos Maristas, então a principal instituição de ensino do norte da Bahia. Após retornar a Juazeiro, João partiu para Salvador no ano seguinte, onde tempos depois passou a se dedicar exclusivamente à música.

Em 1958, já no Rio de Janeiro, João Gilberto foi violonista no disco “Canção do Amor Demais”, de Elisete Cardoso, considerado um dos marcos do nascimento da Bossa Nova. Walter Santos, seu amigo bonfinense desde os tempos em que integravam o conjunto vocal Enamorados do Ritmo, também participou dessa gravação.

Fotos: Divulgação – Acervo Omar Torres
Documentos: Acervo Prof.ª Magaly

Veja também

Luto: Morre D. Iracema Peixinho

Blog do Eloilton Cajuhy Morreu nesta quarta-feira, 17 de abril, Dona Iracema Sampaio de Almeida Peixinho. Familiares informam que o velório vai