Censo Escolar 2024 aponta avanço da modalidade em tempo integral na região; dados da plataforma Professor Ferretto revelam que quase 40% dos alunos são do Nordeste.
Blog do Eloilton Cajuhy – BEC

O Nordeste se consolida cada vez mais como potência na educação brasileira. Segundo o Censo Escolar 2024, a modalidade de ensino médio em tempo integral cresceu 12% em todo o país, com maior concentração de matrículas nos estados nordestinos. Bahia (8,3%), Ceará (6,4%) e Pernambuco (5,5%) aparecem entre os principais destaques.
Esse cenário também se reflete na preparação dos jovens para o Enem e vestibulares. Dados da plataforma Professor Ferretto, referência nacional em educação online, mostram que o Nordeste concentra quase 40% dos alunos matriculados — com destaque novamente para Bahia (8,3%), Ceará (6,4%), Pernambuco (5,5%), Paraíba (3,4%) e Rio Grande do Norte (2,9%). O número representa uma participação proporcionalmente maior que a de São Paulo (17,5%), o estado mais populoso do país.
Siga nosso canal no WhatsApp e veja mais notícias
“É impressionante o quanto os alunos do Nordeste têm se destacado”, comenta o professor de Química Michel Arthaud, cearense e integrante da equipe do Professor Ferretto. “A educação em tempo integral está funcionando como uma base sólida, e o reforço com plataformas digitais potencializa ainda mais esse desempenho. São jovens que estão com fome de aprendizado e estão se preparando de forma estratégica para mudar suas histórias.”
Para o professor Michel, a combinação entre a escola de tempo integral e o uso de plataformas online cria um ciclo positivo de aprendizagem.
“O estudante que passa mais tempo na escola já está inserido em um ambiente de estudo. Quando ele complementa isso com conteúdos organizados e voltados diretamente para o Enem, como os que oferecemos, o resultado aparece. E o Nordeste tem mostrado isso com muita força”, completa.
O Ensino Médio em tempo integral tem como objetivo ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola e melhorar os indicadores de aprendizagem. “Em paralelo, o uso de plataformas digitais tem ganhado protagonismo como aliado de quem busca desempenho nas provas mais concorridas do país”, avalia o docente.
O avanço da educação integral, somado ao alto engajamento online, coloca os estudantes nordestinos como referência nacional em dedicação, foco e preparação para o ensino superior.