Músico com trabalho recente em homenagem ao Alto da Maravilha leva o Navio Pirata para a Avenida neste domingo (19) no Carnaval de Salvador

Foto: Sidnei Florencio/Sufotur

Apontada como uma das mais concorridas e diferenciadas pipocas do Carnaval da Bahia, a BaianaSystem volta ao Circuito Osmar (Campo Grande) com seu Navio Pirata neste domingo (19), patrocinada pelo Governo do Estado por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).

No comando, Russo Passapusso arrastando uma multidão de foliões devotos da banda, que mistura a guitarra baiana com o sound system – sistemas de som criados e popularizados na Jamaica.

A Baiana apresenta riffs de guitarras, muita percussão e batidas eletrônicas que servem como pano de fundo para a crítica e a discussão de diversas questões sociais, desde que surgiu, em 2009. Apresenta um repertório integrado principalmente por músicas que são seguidas como um mantra pelo público, como Playsom, Lucro (Descomprimindo), Barravenida parte 2 e Capim Guiné.

O álbum O Futuro Não Demora foi o vencedor do 20th Grammy Latino em 2019, e o clipe de Saci Remix foi indicado ao Grammy 2020, juntamente com a faixa Libertação, ao lado de Elza Soares. Em 13 anos de carreira, a banda soma trabalhos com nomes como Gilberto Gil, B Negão, Pitty, Margareth Menezes, Tropikillazz, Vanessa da Mata, Pavilhão 9, Antônio Carlos e Jocafi, Lazzo, Mateus Aleluia, Ilê Aye e Luiz Caldas.

Alto da Maravilha

Em 2022, o músico Russo Passapusso lançou uma obra que, entre outros objetivos, também homenageia o Alto da Maravilha, bairro de Senhor do Bonfim onde ele morou por algum tempo. Produto da parceria entre Russo, em colaboração com Antonio Carlos & Jocafi, importante nome da cena brasileira na década de 1970, o trabalho nasce como uma celebração. São canções que transitam por entre estilos, ritmos e diferentes colaboradores, como Gilberto Gil, na já conhecida Mirê Mirê, apresentada em agosto.

“O Alto da Maravilha revela nas grandezas da música brasileira um eterno renascimento, além de ser uma grande homenagem a todas as pessoas que compõem canções nesse Brasil. São músicas para unir gerações e realizar sonhos que fortalecem a nossa cultura”, disse Passapusso no texto de apresentação do trabalho.

Russo Passapusso revelou na época que o título do EP foi inspirado no bairro Alto da Maravilha. São 13 músicas que integram o trabalho e que podem ser ouvidas nas plataformas digitais.

Forrobodó faz parte do EP Alto da Maravilha de Russo Passapusso

Ascom/Sufotur e Blog do Eloilton Cajuhy

Veja também

Quando seu apoio vira esperança

Espalhe amor, colha gratidão Blog do Eloilton Cajuhy – BEC Qual a diferença que você faz na vida das pessoas? Nós deixamos