Marco na Saúde Pública: Policlínica Regional de Senhor do Bonfim completa 04 anos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Blog do Eloilton Cajuhy – Por Mirielle Cajuhy

Policlínica Regional de Saúde de Senhor do Bonfim – Foto: GOVBA

No ano de 2019, um importante acontecimento se firmou na saúde pública em Senhor do Bonfim-BA, com a inauguração da Policlínica Regional de Saúde. Prestes a completar 04 anos, desde então, este equipamento público tem desempenhado um papel crucial ao oferecer serviços de alta complexidade à população local. Essas ações cumprem uma promessa feita pelo Governo do Estado da Bahia, para atender essa região que possuía uma imensa lacuna assistencial.

Em uma entrevista exclusiva, a Diretora Geral da unidade, Rosana Santos de Carvalho, compartilhou dados valiosos sobre a Policlínica e como ela tem beneficiado a comunidade bonfinense e região.

Benefícios à População

Ao longo desses quase quatro anos, a Policlínica Regional de Saúde tem evoluído e se fortalecido, oferecendo uma ampla gama de serviços médicos e exames de diagnóstico. Rosana Santos destacou: “Até 2022, já foram mais de 77.000 atendimentos ofertados entre consultas, exames e procedimentos nessa unidade. Um número bastante relevante que demonstra a importância desse serviço para a região”.

A diretora também enfatizou o impacto positivo da Policlínica, destacando que antes da sua criação, os usuários que precisavam de procedimentos ou atendimentos mais especializados eram forçados a se deslocar para outras cidades, incluindo a capital do estado. “A Policlínica veio suprir esse vazio assistencial, tornando mais acessível a saúde de qualidade para os bonfinenses”, ressaltou Rosana Santos.

Rosana Santos – Diretora da Policlínica Regional de Saúde de Senhor do Bonfim – Foto: Reprodução / Redes Sociais

Acesso aos Serviços

Para acessar os serviços da Policlínica, a comunidade deve iniciar o processo em suas unidades básicas de saúde. Rosana explica que quando um médico na unidade básica determina que o paciente precisa de tratamento especializado ou exames específicos, ele é encaminhado e agendado pela regulação para a Policlínica. Os usuários de Senhor do Bonfim têm a facilidade de deslocar-se até a unidade, enquanto os de outros municípios associados contam com transporte, tornando o acesso mais conveniente.

Participação dos Municípios e do Estado

Sobre a parceria entre os municípios e o Estado, Rosana esclareceu: “A Policlínica funciona por meio de um consórcio entre os municípios associados, onde o Estado contribui com 50% dos recursos e os municípios com os outros 50%”. Segundo ela, essa contribuição é distribuída de acordo com o número de habitantes de cada município, refletindo a quantidade de vagas disponíveis para cada um.

Quanto à distribuição das vagas, Rosana enfatizou que a capacidade instalada da Policlínica é dividida entre os municípios com base na porcentagem de contribuição. Isso garante que nenhum município receba menos ou mais do que sua parcela justa de serviços médicos e exames.

Compromisso com a Saúde

A Policlínica Regional de Saúde de Senhor do Bonfim, com seu notório compromisso de fornecer serviços de alta qualidade, tem desempenhado um papel fundamental na melhoria do acesso à saúde na região.

Sua parceria eficaz entre os municípios e o Estado, aliada à dedicação de sua equipe, tem permitido que a população bonfinense e da região tenha acesso a uma gama diversificada de serviços médicos, aliviando assim a necessidade de longas viagens para obter cuidados de saúde apropriados.

Como um marco na saúde pública, a Policlínica Regional de Senhor do Bonfim continua a ser uma fonte de esperança e cuidado para a comunidade.

Veja também

MEC publica edital de inscrições para o Fies

Complementação de informações de pré-selecionados começa dia 31. Por Agência Brasil O Ministério da Educação (MEC) anunciou o cronograma e demais procedimentos