Entenda os impactos da má postura na saúde física e veja algumas dicas para corrigir os principais vícios de postura
Blog do Eloilton Cajuhy
A postura é importante para a saúde física e é sobre isso que vamos falar hoje. A postura pode ser traduzida como uma maneira natural de manter o corpo ou ainda a posição que o corpo adota quando estamos parados ou nos movimentando.
Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Saúde Postural e Dores Crônicas, o sistema musculoesquelético é responsável por manter a postura, por meio dos músculos, ligamentos e tendões, que trabalham juntamente com as articulações e ossos para controlar e ajustar a posição do corpo, mantendo assim o conforto e a estabilidade.
Há dois tipos de postura: a estática e a dinâmica. A primeira diz respeito à posição do corpo enquanto estamos sentados, deitados ou em pé. Já a postura dinâmica é responsável pela estabilidade do corpo durante nossos movimentos.
“Vale esclarecer que cada pessoa tem uma postura única natural, porque cada corpo é um corpo. Por isso, não é correto afirmar que existe uma postura perfeita. Por outro lado, existem algumas posições que aumentam o risco de desenvolver alguns problemas de saúde”, explica Walkíria.
Impactos da má postura na saúde – O que você precisa saber
Dificilmente, é possível manter uma postura completamente correta, o tempo todo. Muitas vezes, adotamos posições mais confortáveis devido ao cansaço, durante o uso de celulares e computadores, durante o sono, entre outros momentos do dia a dia. Por outro lado, essas posturas mais “confortáveis” podem se tornar “vícios de postura” e isso pode desencadear problemas de saúde.
“A má postura pode causar desequilíbrios no sistema musculoesquelético. Algumas posições podem levar ao estiramento e ao enfraquecimento de alguns músculos e ao encurtamento de outros. Dificilmente conseguimos manter uma postura adequada o tempo todo. O mais importante é entender que, quanto mais confortável a postura, maior o risco de ser uma posição que pode causar algum problema”, alerta Walkíria.
Veja abaixo algumas condições que podem resultar quando adotamos posturas inadequadas:
- Dores no pescoço, costas, ombros, pernas, braços, ombros, mãos
- Cefaleias
- Azia e má digestão, devido ao aumento da pressão no abdômen, o que por sua vez pode forçar o ácido estomacal na direção errada
- Encurtamentos musculares, com redução da amplitude de movimento
- Aceleração do processo de desgaste natural das articulações, ocasionado na osteoartrose
- Hérnias de disco na coluna
- Falta de ar, por excesso de pressão no diafragma, principalmente em pessoas com cifose, que costumam flexionar o tronco para frente
Principais fatores que podem causar problemas de postura:
- Movimentos repetitivos, durante muito tempo
- Músculos fracos, especialmente àqueles responsáveis pela estabilidade da coluna (CORE)
- Condições genéticas que afetam a parte neuromuscular
- Estações de trabalho ou estudo inadequadas
- Usar o celular, curvando excessivamente o pescoço para baixo
- Carregar mochilas muito pesadas, especialmente em apenas um dos ombros
- Carregar mais peso do que o recomendado
- Estar acima do peso
- Adotar posições prejudiciais durante o sono
- Anatomia dos pés e joelhos
- Uso de saltos altos ou sapatos que não dão estabilidade durante a caminhada
- Sedentarismo
Como melhorar a sua postura?
Há várias maneiras de cuidar da postura. Uma delas é a Reeducação Postural Global (RPG). Trata-se de uma técnica que se baseia nas cadeias musculares, conjunto de músculos que se move na mesma direção, como se fosse um único músculo.
“As cadeias musculares são compostas por músculos estáticos, que permitem que fiquemos em pé. Para que isso ocorra, esses músculos precisam ter um tônus elevado e uma grande quantidade de tecido conjuntivo. Esses grupos musculares possuem um efeito contrário à gravidade. Para isso acontecer, eles estão sempre contraídos, mesmo que parcialmente”, aponta Walkíria.
Já os nossos movimentos voluntários são realizados pela cadeia de músculos dinâmicos. Eles possuem menos tecido conjuntivo e tônus mais baixo para facilitar os movimentos. O objetivo da RPG é corrigir as contrações existentes nas diferentes cadeias musculares, que podem sofrer encurtamentos decorrentes da má postura, traumas, lesões e outros problemas musculoesqueléticos.
Caso a pessoa alterações anatômicas, como pé chato, pé cavo, joelho varo ou joelho valgo e assimetrias corporais, é preciso também corrigir essas condições para melhorar a postura.
“Para além da RPG, temos o Pilates, que é excelente para melhorar a postura, com benefícios adicionais como fortalecimento muscular, melhora do equilíbrio, da flexibilidade, bem como aumento da consciência corporal e controle da respiração”, finaliza Walkíria.
Dicas para cuidar da postura
Postura ao usar o celular: Leve o celular na altura dos olhos. Se for um uso mais demorado, o ideal é se sentar apoiando os cotovelos em uma poltrona ou cadeira, para não sobrecarregar os ombros e aliviar a tensão nos braços.
Postura ao usar o computador: Apoie a lombar no encosto da cadeira de modo que o quadril se encaixe de forma equilibrada dos dois lados do corpo. Os pés devem encostar no chão e as pernas devem formar uma ângulo de 90 graus em relação ao assento da cadeira. A tela do computador deve ficar na altura dos olhos, para evitar que a cabeça se flexione para frente. Os antebraços devem ficar apoiados na mesa para aliviar a tensão no pescoço.
Postura na hora de dormir: O ideal é dormir é de lado, com as pernas semiflexionadas e com um travesseiro entre elas. Os braços devem ficar alinhados com os ombros e relaxados, seja de lado ou com a barriga para cima. Um braço pode ficar relaxado na altura do quadril e o outro ao lado do travesseiro. O importante é evitar ao máximo colocar os braços e mãos sob o travesseiro e a cabeça.
Postura durante a marcha: Mantenha a coluna ereta, com os braços alinhados ao lado do corpo. Preste atenção ainda ao pescoço, que não deve estar projetado para frente ou para trás, mas sim encaixado no centro do corpo.
Postura ao cruzar as pernas: Não passe muito tempo nessa posição. Ao adotá-la, procure manter-se com a coluna reta e trocar de lado, para igualar o esforço muscular. Evite também inclinar o tronco para frente e abaixar o pescoço.
Postura para levantar peso: Para pegar algo do chão, dobre os joelhos, com os pés afastados e a coluna ereta. Ao levantar-se, jogue a força nas pernas e carregue o objeto próximo ao corpo.