Luto na Diocese de Bonfim: Morre o padre Luiz Tonetto, aos 83 anos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Blog do Eloilton Cajuhy

Reprodução

Morreu por volta das 3h40 da madrugada desta terça-feira (10), o Padre italiano Luiz Tonetto. Ele tinha 83 anos e morreu em um hospital da cidade de Petrolina-PE.

Padre Luiz, como era carinhosamente conhecido, passou os últimos meses praticamente internado lutando pela vida. Nos últimos anos teve sua saúde bastante fragilizada após sofrer um infarto e ultimamente enfrentava problemas renais.

A Paróquia do Senhor do Bonfim, em nota assinada pelo administrador paroquial padre Airton Siqueira, confirmou a morte de Padre Luiz: “Às 3h40 desta manhã, no Hospital Memorial em Petrolina-PE, o padre Luiz Tonetto, o Missionário do Sertão, celebrou sua páscoa definitiva. Rezemos pelo descanso eterno de sua alma. Em breve informaremos os horários do velório e sepultamento em nossa catedral”, diz o comunicado.

Reprodução

Com personalidade marcante, o sacerdote sempre esteve ao lado do povo e na luta contra a opressão e a favor da justiça social. As marcas da cidadania, na reivindicação dos direitos do povo e da missão evangelizadora sempre estiveram presentes em sua vida. Um ser humano perseverante e persistente. Firme em suas convicções. Nunca desistiu dos sonhos de uma sociedade mais justa e igualitária. Padre Luiz Tonetto se transformou em um símbolo dessa esperança.

Luiz Tonetto foi ordenado padre na Itália, sua terra natal, em 4 de julho de 1965, chegando em Senhor do Bonfim no ano seguinte, com 26 anos de idade. Também exerceu o sacerdócio em Jaguarari, Andorinha, Caém e Nordestina, sempre em paróquias da Diocese de Bonfim. Padre Luiz teve grande atuação na Pastoral da Terra e foi um dos principais responsáveis pela formação das Comunidades Eclesiais de Base no território, contribuindo para uma Igreja atuante, engajada, transformadora de uma sociedade marcada pela desigualdade e pela exploração social.

Veja também