Luto na Diocese de Bonfim: Morre o padre Luiz Tonetto, aos 83 anos

Blog do Eloilton Cajuhy

Reprodução

Morreu por volta das 3h40 da madrugada desta terça-feira (10), o Padre italiano Luiz Tonetto. Ele tinha 83 anos e morreu em um hospital da cidade de Petrolina-PE.

Padre Luiz, como era carinhosamente conhecido, passou os últimos meses praticamente internado lutando pela vida. Nos últimos anos teve sua saúde bastante fragilizada após sofrer um infarto e ultimamente enfrentava problemas renais.

A Paróquia do Senhor do Bonfim, em nota assinada pelo administrador paroquial padre Airton Siqueira, confirmou a morte de Padre Luiz: “Às 3h40 desta manhã, no Hospital Memorial em Petrolina-PE, o padre Luiz Tonetto, o Missionário do Sertão, celebrou sua páscoa definitiva. Rezemos pelo descanso eterno de sua alma. Em breve informaremos os horários do velório e sepultamento em nossa catedral”, diz o comunicado.

Reprodução

Com personalidade marcante, o sacerdote sempre esteve ao lado do povo e na luta contra a opressão e a favor da justiça social. As marcas da cidadania, na reivindicação dos direitos do povo e da missão evangelizadora sempre estiveram presentes em sua vida. Um ser humano perseverante e persistente. Firme em suas convicções. Nunca desistiu dos sonhos de uma sociedade mais justa e igualitária. Padre Luiz Tonetto se transformou em um símbolo dessa esperança.

Luiz Tonetto foi ordenado padre na Itália, sua terra natal, em 4 de julho de 1965, chegando em Senhor do Bonfim no ano seguinte, com 26 anos de idade. Também exerceu o sacerdócio em Jaguarari, Andorinha, Caém e Nordestina, sempre em paróquias da Diocese de Bonfim. Padre Luiz teve grande atuação na Pastoral da Terra e foi um dos principais responsáveis pela formação das Comunidades Eclesiais de Base no território, contribuindo para uma Igreja atuante, engajada, transformadora de uma sociedade marcada pela desigualdade e pela exploração social.

Veja também