Luto: Morre o Desembargador aposentado, Dr. Aloisio Palmeira, aos 85 anos

Blog do Eloilton Cajuhy

Morreu na madrugada desta terça-feira (15), o Desembargador aposentado, Aloisio Palmeira Lima, de 85 anos de idade. Natural de Pindobaçu, ele estava internado em um hospital de Campo Formoso há cerca de 15 dias e morreu de causas naturais.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, desde 1961, Dr. Aloisio Palmeira foi Juiz Federal nos estados de Sergipe, Bahia e Piauí até se tornar Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, em 1993, até sua aposentadoria em 2007.

Teve uma intensa atividade na Justiça Federal. Segundo TRF-1, foi Integrante da Comissão Examinadora de Concurso Público para Juiz Federal Substituto do Tribunal Regional Federal da Primeira Região – 1996; Membro da Comissão de Regimento Interno do Tribunal Regional Federal da Primeira Região – de 1996 a 1997; Presidente da Comissão Examinadora de Concurso Público para Juiz Federal Substituto do Tribunal Regional Federal da Primeira Região – de 1997 a 1998; Presidente da Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da Primeira Região – de 1997 a 1998; Membro do Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal da Primeira Região – de 1997 a 1998; Membro Suplente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal – de 2000 a 2002; Membro Efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal – de 2002 a 2004; Presidente da Primeira Seção do Tribunal Regional Federal da Primeira Região; Diretor da Revista do Tribunal Regional Federal da Primeira Região Membro do Colegiado de Corregedores-Gerais da Justiça Federal; Membro Efetivo do Conselho da Justiça Federal; Corregedor-Geral da Justiça Federal da Primeira Região – de 19 de abril de 2002 a 19 de abril de 2004, e Presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região – de 20 de abril de 2004 a 18 de abril de 2006.

Durante seu trabalho na Justiça recebeu as seguintes Condecorações, Medalhas e Distinções:

  • Medalhas de ouro da Inspetoria Federal de Ensino como melhor aluno do Colégio Augusto Galvão, em Campo Formoso /BA
  • Comenda da Ordem do Mérito Judiciário Ministro Nelson Hungria – Tribunal Regional Federal da Primeira Região
  • Medalha do Pacificador
  • Ordem do Mérito Militar, grau Oficial
  • Ordem Nacional do Mérito Militar, grau Comendador
  • Ordem do Mérito de Brasília, grau Comendador – Governo do Distrito Federal
  • Comenda da Ordem do Mérito Eleitoral – Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
  • Título de Honra ao Mérito – Câmara de Vereadores do Município de Pindobaçu/BA
  • Comenda Justiça Século XXI – Governo do Estado de Minas Gerais
  • Ordem do Mérito do Ministério Público Federal Militar, grau Alta Distinção
  • Grã-Cruz da Ordem do Mérito Judiciário Milton Campos – Governo do Estado de Minas Gerais
  • Medalha dos 180 anos do Congresso Nacional, conferida pelo Presidente da Câmara dos Deputados
  • Ordem do Mérito Judiciário Militar, grau Alta Distinção – Superior Tribunal Militar
  • Comenda Ministro Carlos Madeira – Seção Judiciária do Estado do Maranhão
  • Comenda Ministro Aliomar Baleeiro – Seção Judiciária do Estado da Bahia
  • Grã-Cruz da Ordem do Mérito Eleitoral – Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Tocantins
  • Comenda da Ordem do Mérito de Brasília, grau Grande Oficial – Governo do Distrito Federal
  • Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera – Governo do Estado de Goiás
  • Comenda da Ordem do Mérito Xingu, grau Comendador – Prefeitura Municipal de Altamira/PA
  • Comenda Grã-Cruz do Mérito Judiciário Evandro Lins e Silva
  • Medalha Comemorativa dos 300 Anos da Cidade de São João del-Rei/MG – Prefeitura Municipal
  • Comenda da Ordem do Mérito da Bahia – Governo do Estado
  • Medalha Frei Manoel Procópio, fundador de Imperatriz/MA – Prefeitura Municipal
  • Grande Colar Ministro Nelson Hungria – Tribunal Regional Federal da Primeira Região – 2007

O corpo do Desembargador aposentado Dr. Aloisio Palmeira foi sepultado no final da tarde no Cemitério Municipal de Pindobaçu.

Veja também

O sentido que o tempo revela

Nem tudo precisa ser entendido agora — algumas respostas chegam com o tempo Por Blog do Eloilton Cajuhy – BEC >> Siga