Luto: Morre aos 95 anos D. Elvira Cardoso, mãe do advogado ‘Titoca’

Blog do Eloilton Cajuhy

Faleceu no final da manhã desta terça-feira (14), Dona Elvira Cardoso, exemplo de mulher, mãe, avó e amiga, que muito contribuiu com Senhor do Bonfim. Nascida 23 de maio de 1927, em Santa Rosa de Lima, município de Jaguarari, Elvira Gonçalves de Almeida, casou-se em 1953 com Francisco Cardoso passando a assinar Elvira Cardoso e foram morar em São Paulo, onde nasceram os dois primeiros filhos, José Eduardo e Beatriz. No final dos anos 1950 retornaram para Santa Rosa, onde abriram uma padaria. Tiveram mais 5 filhos, Joel, Francisco Filho (Titoca), Sérgio, Geraldo e João.

Em 08 de março de 1969, mudaram-se para Senhor do Bonfim, para os filhos darem continuidade aos estudos. Francisco Cardoso arrendou o bar do seu Edgar, localizado na Sociedade União e Recreio, de onde se tirava o sustento da família. Pouco tempo depois, D. Elvira alugou um casarão na Praça Nova do Congresso (atualmente a clínica Paulo Hilarião) e montou um pensão.

Com a morte do esposo, em 1973, dona Elvira transformou o bar em restaurante, funcionando até o início dos anos de 1990. Foi assim que essa guerreira criou, educou e deu dignidade aos 7 filhos.

O corpo de Dona Elvira Cardoso foi velado no Memorial Vila Nova e seu sepultamento ocorreu no final da tarde.

*Com informações de Minha Cidade – Senhor do Bonfim e João Cardoso

Veja também