Adeus a Carlos Pitta: A voz do Nordeste e do nosso São João
Blog do Eloilton Cajuhy
Hoje, nos despedimos do cantor e compositor Carlos Pitta, que nos deixou nesta terça-feira, 7 de janeiro. Natural de Feira de Santana, Carlos Pitta marcou gerações com mais de 40 anos de carreira e obras que valorizam a cultura nordestina. Autor do clássico Cometa Mambembe e de músicas gravadas por grandes nomes da MPB, como Elba Ramalho, Alcione e Margareth Menezes, Pitta deixa um legado inesquecível.
Para Senhor do Bonfim, a relação de Carlos Pitta foi muito especial. A partir dos anos 1980, ele tornou-se presença no nosso São João, sendo uma das grandes atrações durante a gestão do prefeito e seu grande amigo, Cândido Augusto Martins. Em 1991, ao lado do bonfinense Luiz Moreira, compôs o jingle oficial da festa junina, São João Tradição, na administração do prefeito José Leite.
Além dos palcos, Pitta cultivou fortes laços de amizade em Bonfim, como com a família Martins, o fotógrafo Mauro Coelho, Sérgio Teixeira e Bertrand Duarte. Seu último show em nossa cidade aconteceu em junho de 2022, na Praça Nova do Congresso, durante a gestão do prefeito Laércio Júnior. Foi uma apresentação histórica que emocionou a todos e reafirmou seu carinho pela Capital Baiana do Forró.
De acordo com o g1 BA, Carlos Pitta, de 67 anos, morreu, por conta de complicações provocadas pela diabetes. Ele estava internado no Hospital Roberto Santos, em Salvador. A morte foi confirmada à produção da TV Bahia pela esposa do artista.