Kits Produtivos fortalecem a agricultura familiar e impulsionam a geração de renda na Bahia

FONTE: Assessoria de Comunicação da CAR

Parceria entre CAR, Bahiater, SDR e consórcios intermunicipais beneficia cerca de 40 mil famílias com equipamentos, assistência técnica e incentivo aos Grupos Produtivos Locais (GPL)

Blog do Eloilton Cajuhy – BEC

>> Siga o canal do BEC no WhatsApp

Foto: Consórcio Alto Sertão/Cisan

Melhores condições de trabalho, ampliação do acesso a equipamentos e novas tecnologias, fortalecimento de sistemas produtivos e geração de renda, a partir do aumento da produção e da produtividade em Grupos Produtivos Locais (GPL). Esses são alguns dos objetivos dos Kits Produtivos, um conjunto de ações realizadas a partir da parceria firmada entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e 25 consórcios públicos intermunicipais baianos.

As ações beneficiam cerca de 40 mil famílias da agricultura familiar, a partir da estratégia de fortalecimento dos sistemas produtivos do Leite, Mel, Mandioca, Cacau, Café, Horticultura, Fruticultura, Ovinos e Caprinos e Galinha Caipira/produção de ovos, em diversos municípios baianos.

Por meio do Cisan, foram distribuídos em municípios do Semiárido Baiano 3.300 kits apicultura, uma ação que incentiva e qualifica a atividade e oportuniza a geração de renda para as famílias atendidas.

Foto: Consórcio Alto Sertão/Cisan

Através dos convênios dos Kits Produtivos, já foram distribuídas 578 motocicletas para deslocamento das equipes, 604 tablets para assistência técnica, além de 480 tanques de resfriamento de leite, 623 máquinas forrageiras, 39.280 kits de apicultura, 3.718 galinheiros e 294 kits de irrigação, entre outros equipamentos e insumos para fomentar a produção de agricultores e agricultoras familiares, povos e comunidades tradicionais e assentados e assentadas da reforma agrária.

Já com o Consórcio Alto Sertão, foram instalados 80 galinheiros rústicos em municípios que integram o consórcio, a exemplo dos 16 galinheiros instalados na comunidade de Mutuca, município de Tanque Novo. A iniciativa, que conta com a parceria da Secretaria de Agricultura do município e inclui a estrutura, a entrega de ração e de pintainhas e o serviço de assistência técnica, ampliou a produção de ovos caipiras, que hoje abastece as famílias e é comercializada no município.

A iniciativa conta com o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), fomento e agregação de valor à produção, operacionalização do crédito rural, ações de regularização fundiária e ambiental e ações de comercialização, executadas de forma integrada, potencializando o sistema produtivo de maior destaque no GPL.

Veja também