Justiça Eleitoral de Senhor do Bonfim determina suspensão de Fake News em Andorinha

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Juiz determina multa de R$ 3.000,00 por dia caso acusados não cessem a disseminação de informações falsas em grupos de WhatsApp.

Blog do Eloilton Cajuhy

Justiça Eleitoral de Senhor do Bonfim determina suspensão de Fake News em Andorinha

O juiz da 45ª Zona Eleitoral de Senhor do Bonfim, Bahia, Dr. Tardelli Boaventura, deferiu liminar em uma representação eleitoral movida pelo Partido Social Democrático (PSD) de Andorinha contra duas pessoas. A ação acusa os representados de disseminar notícias falsas (fake news) em grupos de WhatsApp, prejudicando a imagem do atual prefeito Renato Brandão de Oliveira, com o intuito de afetar a pré-candidata Lurdineia Almeida Guimarães.

O caso refere-se a postagens em diversos grupos de WhatsApp sobre uma reportagem veiculada pela TV São Francisco, contendo informações a respeito de uma operação da Polícia Federal ocorrida no dia 18 de junho deste ano, em alguns municípios baianos, quando os acusados teriam dito que a ação também teria acontecido em Andorinha.

Segundo a decisão, os acusados terão que cessar a veiculação das informações mencionadas em até 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 3.000,00. O juiz destacou a gravidade das alegações e o potencial impacto das mensagens falsas no processo eleitoral, ressaltando a necessidade de proteger a lisura do pleito.

A decisão baseia-se na legislação eleitoral que proíbe propaganda eleitoral antecipada negativa e na jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reforça a importância de coibir práticas que comprometam a igualdade de chances entre os candidatos.

Veja também