ASCOM – Prefeitura de Senhor do Bonfim-BA

Com o tema “Currículos: pressupostos, princípios e práticas – Proposta curricular do sistema municipal de educação”, teve início na última quarta-feira, 4 de março, a Jornada Pedagógica 2020 do município de Senhor do Bonfim.
Realizada pela Secretaria de Educação, o evento aconteceu no Centro Diocesano e reuniu educadores da rede municipal de ensino. A Jornada marca o início do ano letivo de 2020.
Este ano, a palestra principal ficou por conta dos alunos da rede municipal. A apresentação dos discentes foi voltada para uma pergunta: o que não pode faltar na proposta curricular escolar do município?
“Na minha opinião é a nossa herança cultural dos índios que viveram há muito tempo atrás no município”, disse o estudante Hamilton Oliveira Celestino de 12 anos, aluno da Escola Municipal Herculano Almeida Lima que fica no distrito de Igara.

Sobre a palestra surpresa, a secretária de Educação destacou: “nós tivemos representantes da sede é zona rural falando da cultura, da tradição, dos costumes, da identidade de cada distrito e povoados para que pudéssemos colocar em nossa proposta curricular a identidade do nosso Território, a identidade do nosso município”, comentou Cristiane Maia.
O cantor Alan Cléber abrilhantou a festa que contou com a presença de secretários municipais, do vice-prefeito José Antônio, professores, diretores, coordenadores e demais servidores da rede municipal de ensino.
“[…] Fiquei emocionada em ver meus alunos fazendo parte dessa palestra. Isso é de suma importância ouvir aquele para qual a gente prepara nossas aulas… prepara nossas atividades… Essa proposta é diferente”, pontuou a professora Eliete Fagundes, diretora da Escola Municipal de Tijuaçu.

Na quinta (05), a Jornada seguiu com oficinas pedagógicas voltadas para cada etapa de ensino e modalidade. Na sexta (06), aconteceu o planejamento e recepção para cerca de 10 mil alunos que iniciam o ano letivo 2020 na próxima segunda-feira, 9.
A Jornada Pedagógica é um momento em que profissionais da educação partilham ideias, ensinam e aprendem na coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo, por meio da análise dos indicadores educacionais, dos valores e da cultura das escolas.