Imagine essa situação: seu filho está em uma festa na casa de amigos. Ele sai correndo pela sala e quebra um vaso. Apenas ele viu o que aconteceu. O que ele deveria fazer? Contar a verdade aos donos da casa ou “abafar o caso”? Embora possa parecer uma situação sem muita importância, o desfecho pode fazer toda a diferença na formação e na educação de crianças e adolescentes a respeito da ética.
E foi pensando nisso que a neuropsicopedagoga, Viviani Zumpano, criou o “Jogo dos Dilemas”, um livro em formato de caixinha que contém 40 cartas sobre dilemas éticos do dia a dia. As cartas trazem situações rotineiras e deixam as respostas em aberto, justamente para levar aos debates sobre o tema. “Tenho 28 anos de carreira e atuo há mais de 20 anos na educação e quase todos os dias nos deparamos na escola com situações que envolvem a ética. O jogo é uma maneira lúdica de discutir a ética e pode ser incorporado na vida cotidiana, seja na escola, na família ou em terapias”.
“A ética é um valor que deve ser ensinado desde cedo, tanto em casa como na escola. E a prática é a melhor forma de ensinar. Isso quer dizer que se os pais querem criar filhos com comportamentos éticos, precisam agir de forma ética, já que a criança é o reflexo do comportamento dos pais e adultos com os quais convive”, comenta Viviani.
Jogo é recurso para trabalhar a Base Nacional Comum Curricular
Nunca se falou tanto em ética em nosso país e este princípio também chegou na esfera da educação, graças a aprovação, no final de 2017, da Base Nacional Comum Curricular. A BNCC define um conjunto de 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares, ao longo de toda a educação básica, sendo a ética uma dessas competências.
Segundo Viviani, essas competências foram estabelecidas com base nos direitos éticos, estético e políticos. “A educação hoje vai muito além de ensinar matérias. Ela é responsável também pela formação integral do aluno visando à construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e democrática. O jogo é, portanto, uma importante ferramenta que os educadores podem usar para cumprir os objetivos pedagógicos da BNCC”.
O jogo também ajuda a compreender o conceito da ética, que quase todo mundo sabe o que é, mas que na maioria das vezes tem dificuldade para explicar, principalmente para as crianças.
Lançamento
O “Jogo dos Dilemas” foi oficialmente lançado no último dia 15 de março, na FNAC do Shopping Morumbi, em São Paulo. O livro pode ser encontrado nas principais livrarias ou pelo site da editora Matrix.
*Leda Sangiorgio
Assessoria de Imprensa
(11) 98902-0053
leda@agenciahealth.com.br