Há 17 anos o Brasil perdia o cantor Leandro

Foto: Google
Foto: Google

No dia 23 de junho de 1998, há exatos 17 anos, se despedia do mundo o cantor Luiz José da Costa, mais conhecido como Leandro, da dupla sertaneja Leandro & , responsável por hits inesquecíveis e arrebatadores da música pop nacional de sua geração.

Era uma época em que o  tinha uma composição mais suave, que conquistava gente de qualquer idade. Era cheio de arranjos orquestrais e histórias realistas, que fugiam à pompa dos compositores da MPB, mas trazia reflexões poéticas de coisas práticas da vida.

A televisão mostrou o velório de Leandro. O Leonardo chorava sem parar em cima do caixão dele. Muitos famosos foram ao velório do cantor. Segundo a Wikipédia, foram mais de 150 mil pessoas no cortejo fúnebre.

Hoje, Leandro tem uma memória áurea, heroica. Talvez por causa do jeito que ele morreu. O Brasil acompanhou o sofrimento do cantor, que durou pouco mais de dois meses. A luta de Leandro começou em 19 de abril, quando o cantor sentiu as primeiras pontadas fortes nas costas enquanto pescava em uma de suas fazendas. No dia 30 de abril embarcou para os Estados Unidos, onde submeteu-se a exames no conceituado Hospital Johns Hopkins, em Baltimore.

Foto: Google
Foto: Google

Os exames comprovaram a existência do câncer, o que já sabiam os médicos brasileiros, mas o anúncio só ocorreu dia 8 de maio. Leandro inicou um agressivo tratamento com sessões de quimioterapia, perdeu os cabelos, mas manteve a esperança. “Vou lutar mesmo que tenha 1% de chances de viver”, chegou a dizer.

*Com informações do Diário da Manhã e Diário de Cuiabá / Adaptação Eloilton Cajuhy – DRT 3621

Veja também