Blog do Eloilton Cajuhy – BEC
>> Siga o canal do BEC no WhatsApp

O Governo do Estado da Bahia abriu, nesta segunda-feira (12), o processo de seleção de organizações produtivas de comunidades quilombolas e povos indígenas para os editais de Implantação de Projetos de Inclusão Produtiva. As inscrições seguem abertas até 11 de fevereiro de 2026 no link: data.car.ba.gov.br/smi.
Os editais, intitulados Quilombos da Bahia e Povos Indígenas da Bahia, estão disponíveis no site da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A iniciativa irá selecionar 35 projetos de povos indígenas e 35 projetos de comunidades quilombolas, com investimentos superiores a R$ 24 milhões. A ação integra a estratégia do Governo do Estado de ampliar os investimentos destinados à agricultura familiar e a outras populações tradicionais do campo.
A execução é da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do projeto Bahia que Produz e Alimenta, em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). O objetivo é promover a sustentabilidade e gerar impactos positivos e duradouros no meio rural, contribuindo para a melhoria da renda, a geração de oportunidades de trabalho e o aumento da qualidade de vida das famílias beneficiadas.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou que os editais reafirmam o compromisso do Governo do Estado com essas populações, que possuem presença expressiva na Bahia. “O Estado da Bahia se destaca pela quantidade de comunidades quilombolas e povos indígenas. Por isso, construímos, de forma participativa, políticas públicas que valorizem, respeitem e fortaleçam a identidade e a cultura dessas populações”, afirmou.
De acordo com o coordenador do projeto Bahia que Produz e Alimenta, Ivan Fontes, os editais, trazem orientações detalhadas sobre as propostas que podem ser apresentadas. “É fundamental que as associações e cooperativas indígenas e quilombolas interessadas leiam o conteúdo com bastante atenção, para que as propostas estejam alinhadas aos critérios estabelecidos e às necessidades das comunidades”, ressaltou.
Após o envio das Manifestações de Interesse, serão selecionadas Organizações Produtivas, associações, cooperativas ou centrais, integradas e geridas por populações quilombolas e indígenas, interessadas em implantar ou ampliar projetos produtivos que promovam a dinamização econômica em seus territórios.
Sobre as inscrições
As Manifestações de Interesse deverão ser enviadas exclusivamente pelo site da CAR (www.ba.gov.br/car) até o dia 11 de fevereiro de 2026. A divulgação do resultado final está prevista para 14 de abril de 2026, após as etapas de análise das manifestações, realização de visitas técnicas, classificação e apresentação de recursos. Os investimentos contemplam apoio técnico e financeiro às organizações selecionadas, com foco na garantia da segurança alimentar, promoção da inclusão produtiva, agregação de valor à produção e, consequentemente, aumento da renda e melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas.
Os esclarecimentos sobre o Edital de Chamamento Público podem ser obtidos nos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), em funcionamento em todos os Territórios de Identidade, na sede da CAR, em Salvador, pelo e-mail bahiaqueproduzealimenta@car.ba.gov.br, pelo telefone (71) 3115-3941 ou pelo WhatsApp (71) 98312-2626.












