GENTE QUE FEZ HISTÓRIA: Símbolo de simplicidade, Jonas Costa faria aniversário hoje

JCHoje é data de nascimento do ex-prefeito de Senhor do Bonfim, Jonas Costa. Ele nasceu na localidade de Poço Redondo, município de Tucano, no dia 12 de maio de 1936. Filho de lavradores e de uma família numerosa de 12 filhos, Jonas Alves Costa veio para Senhor do Bonfim aos 14 anos de idade. Aqui aprendeu a dirigir e tornou-se motorista profissional.

Aos 28 anos, casou-se com a professora Vera Costa, com quem teve 5 filhos. Mais tarde, já proprietário de uma frota de caminhões, virou distribuidor de uma marca famosa de farinha de trigo, se destacando como um dos empresários mais bem sucedidos do nosso município.

Iniciou sua trajetória política em 1978, quando foi eleito vice-prefeito na chapa de Antonio Carvalho. Em 1988, se candidatou a prefeito, mas só conseguiu se eleger na eleição de 1992. Segundo a família, “aí começava o seu martírio, sendo perseguido e caluniado”.

Governou o município por 3 anos, fazendo um governo voltado para a pobreza, atendendo a todos que o procuravam. Seu governo foi interrompido depois de um episódio ainda não muito esclarecido: foi lida na Câmara Municipal uma carta, atribuída a Jonas Costa, renunciando ao cargo de prefeito de Senhor do Bonfim. Ele afirmava que jamais seria o autor da tal renúncia.

Segundo relato da família, o fato “o debilitou muito, entrando em profunda depressão. Sempre repetia: ‘Isto nunca ocorreu na história de Bonfim, mas aconteceu comigo’. Os fatos o levaram ao suicídio no dia 19 de agosto de 1996, deixando uma lacuna muito grande no seio de sua família”.

Procurada pela nossa reportagem, para falar sobre a vida de Jonas Costa, a viúva Vera Costa demonstrou a mesma simplicidade e humildade que marcaram a vida de seu marido: “Era um homem simples, com uma bondade extremamente grandiosa. Eu, sua esposa, oro todos os dias por todos aqueles que tanto mal nos fizeram. Que um dia eles sejam tocados por Deus e se arrependam. Eu os perdou”, finalizou D. Vera.

Independente da questão política, Jonas Costa foi em Bonfim a pessoa símbolo da simplicidade…

GENTE QUE FEZ HISTÓRIA!

*Eloilton Cajuhy – DRT 3621

 

Veja também