GENTE QUE FAZ HISTÓRIA – Hoje é aniversário dos atores José de Abreu e Helena Ranaldi

= José de Abreu – José Pereira de Abreu Júnior nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, SP, no dia 24 de maio de 1946.

josedeabreu-aregradojogo
Foto: Divulgação/TV Globo

Começou na dramaturgia no Teatro da Universidade Católica, em São Paulo, com a peça Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto e Chico Buarque, em 1967. Ao mesmo tempo cursava Direito na PUC-SP.

Um ano depois, ele estava nos palcos e nas telas de cinema como profissional. Mas sua carreira teve que ser bruscamente interrompida, por causa de sua militância política. Abreu foi preso em congresso da UNE, pertenceu à Ação Popular e deu “apoio logístico” à VAR-Palmares, Vanguarda Armada Revolucionária, um grupo de esquerda que combatia com ações armadas o regime militar.

Obrigado a se exilar na Europa em 1968, retornou em 1974 indo morar em Pelotas, RS, terra natal de sua então mulher, a atriz e professora de teatro Nara Keiserman.

Com o sucesso do filme A Intrusa, filmado em Uruguaiana, RS, começou a fazer novelas na TV Globo.

Em 2011 viveu Milton em Insensato Coração e, em 2012, o personagem Nilo em Avenida Brasil.

Em 2013, interpretou o vilão Ernest Hauser em Joia Rara, mas no meio da trama, deixou de ser vilão principal para ser coadjuvante. Em 2015, interpretou o industrial Gibson Stewart, em A Regra do Jogo.

= Helena Ranaldi – Helena Ranaldi Nogueira nasceu em São Paulo, em 24 de maio de 1966. Atriz e modelo.

helena ranaldiA carreira de Helena Ranaldi tomou rumo quando ela foi classificada entre as cinco finalistas do concurso Supermodel of the World – etapa brasileira, de 1989. Com o dinheiro que ganhou, fez um curso de teatro. Já com 23 anos, mudou-se de São Paulo para o Rio de Janeiro, a fim de seguir carreira artística.

Em seu primeiro trabalho, no ano de 1990, interpretou Stefânia, na novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, ainda pela antiga Rede Manchete. No ano seguinte, ainda faria outra novela na emissora, Amazônia, antes de transferir-se para a Rede Globo.

Em 1992, já contratada pela Globo, interpretou Nina em Despedida de Solteiro. Um ano depois, durante as gravações da novela Olho no Olho, conheceu o diretor Ricardo Waddington, com quem se casou. Dessa união nasceu o único filho da atriz, Pedro.

Em 1996, chegou a apresentar o Fantástico ao lado de Pedro Bial, mas a experiência durou pouco tempo porque, em julho, recebeu o convite para atuar na novela Anjo de Mim, dirigida pelo então marido, despontando em um dos personagens centrais.

Em 2000, iniciou uma parceria de ótimos trabalhos com o autor Manoel Carlos, os quais foram: Laços de Família, como a veterinária Cíntia; Presença de Anita (2001), como Lúcia; e Mulheres Apaixonadas (2003), como a professora de Educação Física Raquel.

*Wikipédia

Veja também

A doçura que encanta a alma

Por Blog do Eloilton Cajuhy – BEC Vivemos em um tempo em que a beleza é exaltada como um troféu. Redes sociais,