Dia de festa para o cantor Byafra. Maurício Pinheiro Reis nasceu em Niterói, RJ, em 15 de outubro de 1957.
Em 1970, enquanto o Brasil ainda comemorava o tricampeonato mundial de futebol, surgia na cidade de Niterói (Rio de Janeiro) a banda O Circo, que lançou Biafra como vocalista.
Seus maiores sucessos, “Leão Ferido” (incluído no álbum Despertar – 1981) e “Sonho de Ícaro” (incluído no álbum Existe Uma Ideia – 1984), lhe renderam dois Discos de Ouro. Compositor de muitos temas de novelas, lançou 14 álbuns, que venderam mais de meio milhão de cópias.
Em 1998, antes do lançamento do álbum Ícaro, trocou o “i” pelo “y” em seu nome artístico (de Biafra para Byafra) para evitar aparecer na mesma página da guerra civil nigeriana nos sites de busca da internet.
Byafra jamais deixou de ter suas canções cantadas e lembradas por fãs de todas as gerações. São ao todo 12 álbuns inéditos e duas compilações que compõem um capítulo importante da Música Popular Brasileira.
Como compositor Byafra registrou sua obra na voz de grandes artistas como Roberto Carlos, Ney Matogrosso, Simone, Chitãozinho & Xororó, Chrystian & Ralf, Rosana, Xuxa, Angélica, Danilo Caymmi e muitos outros.
*Wikipédia