GENTE QUE FAZ HISTÓRIA: Hoje é aniversário de Milton Nascimento e Belchior

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

= Milton Nascimento – Nasceu no Rio de Janeiro, em 26 de outubro de 1942.

MILTON-NASCIMENTO-1Cantor e compositor brasileiro, reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da Música Popular Brasileira.

Mineiro de coração, tornou-se conhecido nacionalmente, quando a canção “Travessia”, composta por ele e Fernando Brant, ocupou a segunda posição no Festival Internacional da Canção, de 1967.

Tem como parceiros e músicos que regravaram suas canções, nomes como: Peter Gabriel, Sarah Vaughan, Chico Buarque, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Fafá de Belém e Elis Regina.

Já recebeu 5 prêmios Grammy. Em 1998, ganhou o Grammy de Best World Music Album in 1997. Milton já se apresentou na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.

Até agora, Milton Nascimento já gravou trinta e quatro álbuns. Cantou com vários outros artistas, incluindo Angra, Maria Bethânia, Elis Regina, Gal Costa, Jorge Ben Jor, Caetano Veloso, Simone, Chico Buarque, Clementina de Jesus, Gilberto Gil, Beto Guedes, Paul Simon, Criolo, Peter Gabriel, Quincy Jones, dentre outros.

= Belchior – Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes nasceu em Sobral, CE, no dia 26 de outubro de 1946.

belchiorCantor e compositor. Foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso nacional, em meados da década de 1970.

Filho de músicos amadores, foi bastante influenciado pelos cantores do rádio dos anos 50. Mais tarde trabalhou como programador de rádio e nos anos 60 participou de festivais de música no Nordeste, se aproximando de outros músicos cearenses como Fagner e Ednardo.

Em 1971 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde conheceu Sérgio Ricardo, que possibilitou a gravação de “Mucuripe”, sua parceria com Fagner. Sua composição “Na Hora do Almoço” venceu o Festival Universitário e marcou sua estreia com um compacto.

Mas foi a inclusão de duas de suas composições (“Como Nossos Pais” e “Velha Roupa Colorida”) no show de Elis Regina que o projetou como compositor, sendo gravado de Jair Rodrigues (“Galos, Noites e Quintais”) a Vanusa (“Paralelas”). Teve outros sucessos como “Apenas um Rapaz Latino-americano”, “Tudo Outra Vez” e “A Palo Seco”.

Em 1999 lançou o CD duplo “Autorretrato”, em que faz uma releitura de suas principais obras. Belchior também atua como pintor, desenhista e caricaturista.

*Wikipédia e Cliquemusic

Veja também