GENTE QUE FAZ HISTÓRIA – Hoje é aniversário de Lulu Santos e Herbert Vianna

– Luiz Maurício Pragana dos Santos – Lulu Santos – nasceu no Rio de Janeiro,em  4 de maio de 1953.

lulu_santos_3
Foto: Divulgação

Aos 19 anos tocava no grupo Veludo Elétrico. Depois, Lulu, Ritchie e Lobão formaram a banda Vímana. Uma apresentação sua com a banda no Hollywood Rock no verão de 1975, no Rio de Janeiro, pode ser vista no documentário Ritmo Alucinante.

Após trabalhar como músico freelance, Lulu Santos resolveu seguir carreira solo. Antes de se tornar músico trabalhou como colunista em revistas como a Som Três escrevendo comentários sobre os álbuns da época.

Em 1981, assinou com a gravadora WEA e assumiu o nome de Lulu Santos, gravando “Tesouros da Juventude” em parceria com o jornalista Nelson Motta. Seguiram-se outras músicas de sucesso: em 1982 “Tempos Modernos”, “O Ritmo do Momento” (1983), “O Último Romântico” (1984), “Tudo Azul” (1984), “Normal” (1985), “Toda Forma de Amor” (1988), entre outros.

A parceria com o DJ Memê, deu impulso à sua carreira com discos como Assim Caminha a Humanidade (1994), cuja faixa-título tornou-se tema de abertura do seriado Malhação entre 1995 e 1999. Em 2012, passou a ser jurado do The Voice Brasil, ajudando a revelar talentos com seu bom humor e singular inteligência.

– Herbert Lemos de Sousa Vianna – Herbert Vianna – Nasceu em João Pessoa, PB, no dia 4 de maio de 1961.

herbert-vianna2
Foto: Divulgação

É vocalista, guitarrista, jornalista e principal compositor do grupo Os Paralamas do Sucesso, um dos grupos-base do rock brasileiro.

Herbert nasceu em João Pessoa na Paraíba, mas devido à vida militar de seu pai, o brigadeiro Hermano Viana, mudou-se ainda criança para Brasília, onde conheceu Bi Ribeiro.

Ao se mudarem para o Rio de Janeiro fundaram os Paralamas com o amigo Vital Dias na bateria. Após substituírem Vital por João Barone, Herbert compôs a música “Vital e Sua Moto”, em homenagem ao amigo, a qual se tornou o primeiro sucesso dos Paralamas e que renderia o contrato com a EMI.

Depois de 10 anos de sucesso da banda, Herbert gravou o disco-solo Ê Batumarê (1992). Mais dois seriam gravados, Santorini Blues (1997) e O Som do Sim (2000), cheio de participações como Cássia Eller, Fernanda Abreu, Nana Caymmi, Sandra de Sá e Marcos Valle.

Herbert namorou por vários anos Paula Toller, do Kid Abelha, e posteriormente casou-se com a inglesa Lucy Needham, com quem teve os filhos Luca, Hope Izabel e Phoebe Rita.

No dia 4 de fevereiro de 2001, sofreu um acidente aéreo em Mangaratiba, RJ, quando o ultraleve que pilotava caiu no mar, na baía de Angra dos Reis. No acidente, Lucy morreu e Herbert ficou internado durante 44 dias, parte deles em estado de coma.

O músico ficou paraplégico e perdeu parte da memória depois do acidente, porém, em um processo de recuperação gradual, retomou sua carreira, voltando aos palcos, e já tendo gravado quatro álbuns após o acidente.

*Wikipédia

Veja também