= Ruth de Souza – Ruth Pinto de Souza nasceu no Rio de Janeiro, no dia 12 de maio de 1921.

Ruth de Souza ingressou no Teatro Experimental do Negro, em 1945. Ela abriu caminho para o artista negro no Brasil, tendo sido a primeira atriz negra a subir ao palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro com a peça O Imperador Jones.
Estreou no cinema em 1948 no filme Terra Violenta, baseado no romance Terras do Sem-Fim, de Jorge Amado. Participou de inúmeras produções, tais como Falta Alguém no Manicômio (1948), Também Somos Irmãos (1950), Ângela (1951) e Terra É Sempre Terra (1952).
Em 1953, conquistou reconhecimento nacional por sua participação em Sinhá Moça, o que impulsionou sua carreira de atriz cinematográfica.
Na década de 50, participou de radionovelas e começou a atuar nos teleteatros da TV Tupi. Na década seguinte, adquiriu sucesso na televisão com a novela A Deusa Vencida, de Ivani Ribeiro, na TV Excelsior.
Em 1968, passou a integrar o elenco da TV Globo onde se tornou a primeira atriz negra a protagonizar uma novela: A Cabana do Pai Tomás (1969). Até então, participa intensamente da teledramaturgia da emissora, atuando em diversas produções.
*Wikipédia