Nesta segunda-feira (30), aconteceu a II Reunião Plenária do Fórum Regional de Segurança e Saúde do Trabalhador, na sala de reuniões do Sindicato dos Comerciários de Senhor do Bonfim. Durante o encontro foi feito um balanço do trabalho da atual gestão; realizada eleição e posse da nova coordenação para o biênio 2016/2017, além de discussão e deliberação do plano de ação 2016.
Por unanimidade todas entidades-membros presentes avaliaram positivamente os trabalhos desenvolvidos pelo fórum desde sua criação em 27 de novembro de 2013, destacando a implementação do Projeto de Pesquisa sobre o Diagnóstico da situação de Segurança e Saúde do Trabalhador em parceria com o Curso de Enfermagem da UNEB.
Também merece destaque a realização do II Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador realizado em 21 de maio de 2015, que teve como desdobramento a mobilização em torno da criação do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST) em Senhor do Bonfim, para atender todos municípios do território do Piemonte Norte do Itapicuru. Neste sentido, há uma resolução, elaborada pelo Conselho Estadual de Saúde, tramitando na Secretaria de Saúde do Estado.
O INSS de Senhor do Bonfim, por unanimidade, foi reconduzido à Coordenação Executiva do Fórum, através de seu representante Jamerson Santos. Duas novas entidades passaram a compor o quadro de integrantes efetivos do Fórum: a Cooperativa de Saúde Bahia Brasil e a Associação de Enfermagem de Senhor do Bonfim.
Ficou deliberado no Plano de Ação para 2016, a proposta de sistematização de ações junto a Empresas, Empregados e órgãos Públicos de Senhor do Bonfim, visando disseminar a cultura de notificação dos acidentes de trabalho. Assim como, dar continuidade na mobilização de entidades governamentais e não governamentais em todo território do Piemonte Norte do Itapicuru para, através de articulação com o Conselho Estadual de Saúde, buscar a implantação do CEREST em Senhor do Bonfim.
Foi proposto como meta a conclusão da Pesquisa sobre o diagnóstico da Segurança e Saúde do Trabalhador de Senhor do Bonfim. O plano de ação deverá ser elaborado e apresentado pela Coordenação Executiva na primeira Reunião Plenária de 2016, que deve ocorrer no primeiro semestre, em data a ser agendada.
*Com informação da Coordenação Executiva do Fórum