Filho e esposa de deputado investigado por chefiar grupo miliciano voltam a ser presos na BA; parlamentar é procurado

Além dos familiares de Binho Galinha (PRD), outras seis pessoas foram presas nesta quarta-feira (1°), em Feira de Santana. Investigados tiveram R$ 9 milhões em contas bancárias bloqueadas

Por g1 Feira de Santana e Região

Binho Galinha ao lado do filho e da esposa — Foto: Redes Sociais

Oito pessoas foram presas nesta quarta-feira (1°), em Feira de Santana, durante uma operação contra um grupo especializado na lavagem de dinheiro oriundo de jogo do bicho, agiotagem, extorsão, receptação qualificada, entre outras infrações penais. O deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, o Binho Galinha (PRD), é procurado por policiais.

Entre os alvos presos estão a esposa do parlamentar, Mayana Cerqueira da Silva, e o filho João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano. Eles chegaram a ser presos em 2023, mas foram soltos em abril de 2024.

Os policiais procuram Binho Galinha e um outro alvo, que não teve o nome revelado. Dezoito mandados de busca e apreensão também são cumpridos em Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos e Salvador.

>> Clique aqui e entre no canal do BEC no WhatsApp

Segundo informações da Polícia Federal, além dos mandados judiciais, foram bloqueados R$ 9 milhões de contas bancárias dos investigados. Atividades econômicas de uma empresa também foram suspensas.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a operação “Estado Anômico” é um desdobramento da “Operação El Patrón”, deflagrada em dezembro de 2023, que já resultou em denúncias do Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra 15 pessoas, incluindo o deputado e familiares.

As investigações apontaram que mesmo sob medidas cautelares, o parlamentar manteve a chefia do grupo, utilizando empresas de fachada e “laranjas” para movimentar recursos.

Participam da operação 100 policiais, 11 auditores-fiscais e três analistas tributários da Receita Federal.

A operação recebeu o nome “Estado Anômico” porque essa expressão se refere a uma condição social marcada pela ausência ou enfraquecimento das normas, regras e valores que regulam o comportamento de uma sociedade, resultando em um sentimento de desorientação, desorganização e incerteza entre as pessoas.

A PF informou que a investigação continuará para apuração de eventuais outros envolvidos e fatos conexos. Se condenados pelos crimes cometidos, os investigados poderão pegar penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 50 anos de reclusão.

Veja também