Exposição revela a visão vibrante e autêntica de artista plástica de Monte Santo sobre a cultura e a história do Sertão

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

A arte colorida e autêntica de Maria Socorro Cabral pode ser vista na Assembleia Legislativa da Bahia.

Blog do Eloilton Cajuhy

Foto: Câmara Municipal de Salvador

Na exposição “Sertão Bahia, Sertão Nós”, a artista plástica monte-santense Maria Socorro Cabral estreia suas 15 obras na Assembleia Legislativa da Bahia, em exibição no Espaço Cultural Josaphat Marinho até esta sexta-feira, 8 de março.

Em seus quadros, Maria Socorro retrata narrativas sertanejas, destacando personagens emblemáticos da história e cultura nordestinas, como o retirante, o vaqueiro, o sanfoneiro, e as mulheres com lata d’água ou feixes de lenha na cabeça. Sua abordagem enfatiza a força, resistência e a luta do povo da região. A artista utiliza uma técnica original de colagem com diversos materiais, como madeira, papel, tecido, tela, além de itens reciclados, como caixas de leite, cordões, bijuterias e cadarços velhos.

Foto: Câmara Municipal de Salvador

Maria Socorro Cabral destaca-se ao apresentar um sertão florido, alegre, e colorido, contrastando com representações tradicionais marcadas por miséria e dor. Sua obra reflete o espírito vivo e a resistência do sertanejo, trazendo uma perspectiva autêntica e vibrante.

Com uma trajetória multifacetada, a artista, natural de Monte Santo, é licenciada em Artes Visuais, pedagoga, professora arte-educadora, contadora de histórias, atriz, produtora cultural, pesquisadora e escritora. Já lançou os livros “Monte Santo: terra de mistério e encanto” (2018) e “Monte Santo: histórias que o povo conta” (2022).

Suas exposições anteriores em Monte Santo alcançaram êxito, com vendas para os Estados Unidos, Canadá, Itália e Japão, expandindo-se para Salvador a partir de 2022. “Sertão Bahia, Sertão Nós” destaca-se como uma expressão marcante da arte regional, revelando a riqueza e a autenticidade da visão de Maria Socorro Cabral sobre o Sertão.

Foto: Câmara Municipal de Salvador

Veja também

Invejar é fácil!

Blog do Eloilton Cajuhy Qualquer um pode jogar as próprias frustrações sobre uma pessoa que aparenta ter a vida ideal. É muito