Explosões em Brasília: PF cita ‘grupos extremistas ativos’ e vê indícios de que homem teve ajuda para planejar atentado

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Francisco Wanderley, de 59 anos, morreu na Praça dos Três Poderes após uma sequência de explosões. Corpo só foi retirado na manhã desta quinta

Por Raquel Porto Alegre, Fábio Amato, Vladimir Netto, Gustavo Garcia, Mateus Rodrigues, TV Globo, GloboNews e g1 — Brasília

Explosões em Brasília: caso é tratado como terrorismo e ato antidemocrático, diz PF – Foto: Reprodução/Globo News

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou nesta quinta-feira (14) que as explosões registradas na área central da capital na noite de quarta (13) apontam que os grupos extremistas responsáveis por atos similares em anos anteriores seguem ativos.

Rodrigues afirmou, também, que há indícios de que Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, teve alguma colaboração para planejar os atos e premeditou o ataque por meses.

____________________

“Quero fazer um registro da gravidade dessa situação que nós enfrentamos ontem. Que apontam que esses grupos extremistas estão ativos e precisam que nós atuemos de maneira enérgica. Não só a Polícia Federal, mas todo o sistema da Justiça Federal. Entendemos que o episódio de ontem não é um fato isolado, mas conectado com várias outras ações”, disse.

____________________

“Eu tenho ressalvas com essa expressão ‘lobo solitário’, porque, ainda que a ação visível seja individual, por trás dessa ação nunca há só uma pessoa, há sempre um grupo, ou ideia de um grupo, com extremismos e radicalismos que levam ao cometimento dos crimes. A ação, de fato, foi individual, mas a investigação dirá se há outras conexões, redes, o que está por trás e impulsionou essa ação. Equipes estão em Brasília e em Santa Catarina”, declarou Andrei.

____________________

A Polícia Federal e o Supremo Tribunal Federal (STF) devem assumir as investigações – a cargo, inicialmente, da Polícia Civil do Distrito Federal.

____________________

“Determinei a instauração do inquérito policial e o encaminhamento para a Suprema Corte em razão das hipóteses iniciais de atos que atentam contra o Estado Democrático de Direito. E também, de atos terroristas. Estamos tratando o caso sob essas duas vertentes”, informou Andrei.

____________________

Veja também