Blog do Eloilton Cajuhy
Atualizado em 25.09.2023
O ex-diretor de cultura de Senhor do Bonfim, professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Juracy Marques, representou o Brasil no primeiro Workshop presencial da REDBiocultura no Paraguai. O evento foi realizado nos dias 29 e 30 de agosto na Faculdade de Ciências Agrárias/UNA.
O evento promovido pela Coordenação do projeto de implementação de corredores bioculturais em contextos de crise hídrica, do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia (CYTED), reuniu pesquisadores da Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai, Venezuela e México.
De acordo com informações, o objetivo geral do projeto é visibilizar a relação existente entre a proteção e restauração da biodiversidade em corredores bioculturais para enfrentar a crise hídrica em comunidades vulneráveis e/ou ligadas a Áreas Selvagens Protegidas.
Além de Juracy Marques, o professor Gustavo Negreiros da Univasf de Senhor do Bonfim, também participou do encontro.
Nascido em Jaguarari, o professor Juracy Marques é Doutor em Cultura e Sociedade com pós doutorado em Antropologia (UFBA-BA), em Ecologia Humana (UNL-PT) e em Saúde Coletiva pela Universitaria Internacional do México; Professor Pleno da UNEB, do quadro permanente de Mestrado e Doutorado em Ecologia Humana (PPGECOH); Membro da Society for Humana Ecolog y (SHE), da Sociedade Latinoamericana de Ecologia Humana ( SOLAEH ) e da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana (SABEH).
Atualmente, ele integra o Movimento Salve as Serras, que é um coletivo para proteção dos ecossistemas das montanhas do Sertão. Juracy Marques foi diretor de cultura do município de Senhor do Bonfim, nos primeiros meses da primeira gestão do ex-prefeito Carlos Brasileiro, em 2001.
*Com informações do Portal Jaguarari / UNA