ESPORTES: Dupla BA-VI em campo hoje pelo Brasileirão

Bahia tenta vencer pela primeira vez na casa do Bragantino

hernane
Hernane precisa voltar a brilhar para ajudar o tricolor a subir na tabela (Foto: Felipe Oliveira | EC Bahia)

Se a Série B fosse disputada apenas na Fonte Nova, o torcedor não teria tantos motivos para desconfiar do Bahia. O Tricolor chegou à 18ª rodada com a 6ª melhor campanha como mandante. São seis triunfos, um empate e duas derrotas. Nesta tabela virtual, o Esquadrão estaria a apenas um ponto do G-4.

O que tem deixado a situação da equipe delicada, cinco pontos atrás da zona de acesso, é o seu decepcionante desempenho longe de Salvador: o Bahia tem apenas a 14ª campanha como visitante. Nesta tabela hipotética, o torcedor amargaria estar só dois pontos acima da zona da degola.

O Bahia teve apenas um triunfo como visitante, contra o Goiás, por 2 a 0, pela 7ª rodada. Neste sábado, 30, o Esquadrão encara uma missão bastante ingrata para reverter esse péssimo rendimento fora de casa: enfrenta o Bragantino, às 16h30, no Nabi Abi Chedid.

A missão é ingrata porque o Tricolor, em toda a sua história, jamais venceu numa visita ao Bragantino. Foram 12 partidas, com seis triunfos para o time paulista e seis empates.

O Esquadrão voltou com derrotas nas últimas quatro vezes em que visitou o Braga. Nas quatro, seu ataque passou zerado. No duelo do ano passado, pela 6ª rodada da Série B, a equipe conheceu em Bragança a sua primeira derrota na competição, por 2 a 0.

Adversário fragilizado
Uma vantagem para o Bahia quebrar a escrita no interior paulista é o retrospecto do adversário em casa. O Bragantino perdeu três partidas por lá nesta Série B, com dois empates e três triunfos. Tem a 17ª pior campanha como mandante.

Após enfrentar o Massa Bruta, Guto terá 16 dias para trabalhar. O Bahia entra em campo pela 19ª rodada apenas no dia 16 de agosto, contra o Atlético-GO, na Fonte Nova. “Um resultado positivo nos daria uma energia maior para fazer esse trabalho e buscar, aí sim, com uma equipe mais encorpada, uma retomada no restante da competição”, disse.

O técnico falou em mudar a equipe, afim de aumentar a estatura dela. Nesta sexta-feira, 29, em entrevista coletiva, porém, preferiu o mistério: “Deixa sábado chegar e vocês verão as mudanças. Se tiver mudanças, né (risos)?”.

Para o confronto ele não terá os zagueiros Lucas Fonseca e Jackson, lesionados. Quem também está de fora é o atacante Edigar Junio. Por outro lado, o volante Yuri, que não joga desde março por conta de uma lesão no joelho, viajou com o grupo.

Bragantino x Bahia – 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B


Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Quando: sábado, 30, às 16h30
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha e Eduardo de Souza Couto (trio do Rio de Janeiro)

Bragantino – Felipe, Alemão, César Gaúcho, Éder Lima e Bruno Pacheco; André Rocha, Edson Sitta, Marcos Paulo (Rivaldo) e Daniel Pereira (Felipe Nunes); Rafael Grampola e Tartá. Técnico: Marcelo Veiga.

Bahia – Muriel, Eduardo, Tiago, Eder e João Paulo; Feijão, Juninho, Luiz Antônio e Renato Cajá; Allano e Hernane. Técnico: Guto Ferreira.

Vitória encara o Figueirense para deixar o Z-4 distante

treino-vitoria
Mancini passa orientações no treino em Florianópolis (Foto: Roque Mendes | EC Vitória)

Desde a derrota na estreia por 4 a 1 para o Santa Cruz – o pior revés da 1ª rodada – que o Vitória não figura na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Até porque, logo na partida seguinte, recuperou-se ao bater o Corinthians, atual campeão, por 3 a 2.

Agora, o temor voltou. Neste sábado, 30, às 18h30, o Leão pega o Figueirense em Florianópolis. Se perder, terá de ligar o secador para não fechar a 17º rodada no grupo dos quatro rebaixados. Em 13ª lugar com 19 pontos, o Vitória pode ser ultrapassado por cinco times. E um deles seria justamente o Figueirense, que ocupa a 18ª colocação com 17 pontos.

Já Sport e Coritiba só precisariam de um empate para deixar o Rubro-Negro para trás. Santa Cruz e Botafogo, por sua vez, necessitariam de um triunfo. Se três desses quatro times alcançarem o resultado, a combinação será suficiente para empurrar o Leão para a zona.

Entretanto, apesar de ser fora de casa, o contexto do jogo desta noite traz estímulos positivos ao Vitória. A começar pelo fato de o Figueirense estar há sete jogos sem triunfo. É a segunda pior sequência do campeonato, ao lado da do América-MG, e menos ruim apenas que a do Inter, que não vence há oito rodadas.

O time catarinense até está invicto em casa, mas empatou cinco e só venceu três das partidas que fez como mandante. Nas últimas três vezes em que atuou em Florianópolis, empatou com Coritiba, Atlético-MG e Chapecoense.

Além disso, o frio do inverno do Sul do país tem feito bem ao Leão. A ocasião em que o time baiano esteve mais ameaçado de entrar na zona foi no começo da 10ª rodada, quando iria enfrentar o Grêmio no dia 23 de junho, em Porto Alegre. O Rubro-Negro estava em 15º lugar com nove pontos, somente um a mais do que os últimos cinco colocados. Porém, fez 2 a 1 em cima de um dos candidatos ao título e deu um ‘chega pra lá’ no Z-4.

Figueirense x Vitória – 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A


Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC
Quando: sábado, 30, às 18h30
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (trio gaúcho)

Figueirense – Thiago Rodrigues, Ayrton, Bruno Alves, Werley e Pará; Elicarlos, Yago (Ortega), Bady (Carlos Alberto) e Dodô; Rafael Silva e Rafael Moura. Técnico: Argel Fucks.

Vitória – Fernando Miguel, Victor Ramos, Ramon e Kanu; Diego Renan, Willian Farias, Cárdenas e Euller; Marinho, Kieza e Vander. Técnico: Vagner Mancini.

*A Tarde

Veja também