
O primeiro turno do Bahia na Série B de fato não foi nada bom: dos quatro times que estão na zona de rebaixamento atual, o Tricolor só venceu o Joinville, adversário desta terça-feira, 30, às 19h15, em Santa Catarina.
O 2º turno, porém, tem sido totalmente diferente. O Esquadrão tem 100% de aproveitamento até aqui, com dois triunfos por 3 a 0, sobre Avaí e Paraná. Nesta terça, busca pela segunda vez três triunfos seguidos na competição – a primeira foi contra Paysandu, (3×0), Goiás (0x2) e CRB (3×0), entre as rodadas seis e oito.
O Tricolor, que virou o turno em 10º, 8 pontos atrás do G-4, foi beneficiado por confrontos diretos entre os líderes nas últimas rodadas. Com isso, vive nesta terça a expectativa de, a depender dos resultados, entrar na zona de acesso. Além de vencer o Joinville, o Bahia tem que torcer por derrotas de CRB (pega o Oeste em casa nesta terça às 20h30) e Brasil de Pelotas (visita às 21h30 o Bragantino).
Boa parte da ‘virada’ de um turno para o outro pode ser colocada na conta de Edigar Junio. O atacante, que chegou à Série B como vice-artilheiro do time, com oito gols, passou em branco durante toda a primeira metade da competição. Contra Avaí e Paraná, marcou um gol em cada.
Para o duelo, o técnico Guto Ferreira não terá entre os titulares o zagueiro Tiago, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Paraná. Outro que está fora, mas tem iniciado os jogos no banco, é o volante Feijão, que sofreu um corte na testa no último jogo.
Com isso, o técnico deve lançar Lucas Fonseca na zaga como única mudança em relação ao time que venceu o Paraná. O meio-campo mais leve, com Juninho e Luiz Antônio como volantes, deve seguir. Na manhã desta segunda, 29, o Bahia treinou com os portões fechados para os jornalistas antes de embarcar no começo da tarde para Santa Catarina.
Nove jogos
A 22ª rodada da Série B, que começou nesta segunda com o duelo entre dois integrantes do G-4, Atlético-GO 2 x 2 Ceará, termina nesta terça com mais nove partidas. Entre elas, o CRB, 4º com 34 pontos, pega em Maceió o Oeste, às 20h30; e o 5º, Brasil de Pelotas, com 33 pontos, visita às 21h30 o Bragantino. Os dois brigam com o Bahia por uma vaga na zona de acesso.
O Vasco, líder, com 41, recebe no Rio o Vila Nova, às 21h30. O Náutico, que aparece logo abaixo do Bahia, em 7º, com 31 pontos, terá em casa um confronto direto com o Londrina, 8º, com a mesma pontuação, às 20h30.
Joinville x Bahia – 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B
Local: Arena Joinville, em Joinville (SC)
Quando: terça-feira, 30, às 19h15
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo
Assistentes: Fabricio Porfirio de Moura e Leandro Matos Feitosa (trio do São Paulo)
Joinville – Samuel, Reginaldo, Danrlei, Fabiano Eler e Diego; Naldo, Matheus Bertotto e Bruno Farias; Giva, Bruno Ribeiro e Jael. Técnico: Lisca.
Bahia – Muriel, Eduardo, Lucas Fonseca, Jackson e Moisés; Luiz Antônio, Juninho e Renato Cajá; Allano, Edigar Junio e Hernane. Técnico: Guto Ferreira.
*A Tarde